sexta-feira, 17 de julho de 2009

Transmissão do Cargo de Comandante - Ordens-de-Serviço


MARINHA DO BRASIL
ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA



FLORIANÓPOLIS, SC.
Em 17 de julho de 2009.



ORDEM DE SERVIÇO Nº 143/2009



Assunto: Passagem de Cargo, Agradecimentos e Despedida


Para conhecimento desta Escola e devidos fins, torno público o seguinte:


1 - PASSAGEM DE CARGO

Exonerado pela Portaria nº 15/MB, de 15 de janeiro de 2009, do Comandante da Marinha, e em cumprimento à Ordem de Serviço nº 01-10/2009, do Comandante do 5º Distrito Naval, passo na presente data o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina ao Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA. 

2 - DESPEDIDA

É chegada a hora da despedida.  Passados dois anos desde que assumi o Comando desta Escola, vejo que foi uma jornada de experiências riquíssimas, vividas com muita intensidade, onde aprendi muito mais do que ensinei.  Desde o início, esforcei-me ao máximo para estar a altura da nobre missão que me foi confiada, à frente de uma instituição com mais de 150 anos de existência; além da  responsabilidade de representar bem todos aqueles me antecederam.

No momento, o sentimento que aflora neste Marinheiro é o da chegada ao porto em seu navio, com a certeza da missão cumprida. Realizado, gostaria de compartilhar esta felicidade com todos aqui presentes, agradecendo aos amigos que tanto me apoiaram para que a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina mantivesse seu brilho, tanto na nossa Marinha, como na bela cidade de Florianópolis.

Inicio agradecendo ao meu chefe direto, Vice-Almirante ARTHUR PIRES RAMOS, Comandante do 5º Distrito Naval, que muito me honra ao presidir esta cerimônia. Obrigado pela confiança, orientação segura, apoio e autonomia que tornou possível o exercício do meu Comando de maneira plena.  A sua preocupação, zelo e co-participação para a resolução dos nossos problemas nos dava sempre uma confortável sensação de estarmos fisicamente próximos ao 5º Distrito, em Rio Grande.  Agradeço, também, a todo o seu Estado-Maior, em especial ao Capitão-de-Mar-e-Guerra ROCHA, Chefe-de-Estado-Maior do 5º Distrito Naval,  pela sua cortesia ímpar sempre acompanhada da pronta resposta as nossas demandas.
     
Ao Capitão-de-Mar-e-Guerra GARCIA, Capitão dos Portos de Santa Catarina, e ao Capitão-de-Mar-e-Guerra HAMILTON, seu antecessor, e suas respectivas famílias, agradeço pelo espírito de cooperação, amizade e cordialidade com que sempre distinguiram a minha pessoa e a minha família.  Estendo esses agradecimentos a tripulação da Capitania de Portos de Santa Catarina e suas Delegacias pela convivência amiga e apoio mútuo. 

Aos comandantes e tripulações das unidades militares na cidade de Florianópolis, obrigado pela colaboração e amizade; Registro ainda meus  agradecimentos ao Exmº Sr. General-de-Brigada Pafiadache, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; CEL Jefferson Comandante da Base Aérea de Florianópolis; Tenente-Coronel Ridauto Comandante do 63º Batalhão de Infantaria; Tenente-Coronel Silva Matos Comandante da 16ª Circunscrição do Serviço Militar; Tenente-Coronel Naumann Comandante do Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Lopes Comandante do Hospital de Guarnição de Florianópolis; Coronel Eliésio Comandante da Polícia Militar, e Coronel Maus Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Ao Governo do Estado, aos Poderes Legislativo e Judiciário; as Prefeituras Municipais e as Câmaras Municipais, especialmente as de Florianópolis; as autoridades religiosas; a Secretaria Municipal de Saúde e a Federação Catarinense de Desportos agradeço o apoio e a pronta disposição em colaborar com a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Torno público também o meu reconhecimento aos amigos da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da INFRAERO, da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina, do Hospital Regional de São José, do Hospital de Caridade de Florianópolis pela atenção especial e por atenderem plenamente as nossas solicitações.

Não poderia esquecer a Companhia Indestrutíveis, que agradeço por emprestarem o brilho das suas viaturas as nossas cerimônias, assim como fazem no dia de hoje. 

Agradeço aos Presidentes, Diretores e Associados da SOAMAR-Florianópolis, Itajaí, São Francisco e Laguna, e aos amigos da Reserva, pela consideração, amizade e  por prestigiarem meu Comando;

Aos amigos do Iate Clube Veleiros da Ilha e do Lagoa Iate Clube, obrigado pelo carinho e a fidalguia com que me distinguiram, e agradecendo ao Comodoro Inácio Vandressen, ecôo meus agradecimentos a todos os marinheiros com os quais tive o oportunidade velejar nesta bela por-ção da nossa Amazônia Azul. 

A minha valiosa tripulação, Oficiais, Praças, Militares da Reserva, Professores e Servidores Civis, meus sinceros agradecimentos e reconhecimento pela abnegação em seguir minhas orientações, permitindo-me viver este momento seguro de que fizemos o melhor possível.  Senti-me honrado em ter recebido a lealdade e confiança dos senhores.  Espero que eu também possa ter contribuído para torná-los profissionais ainda melhores.

A minha Imediato, Comte ESTER, meu sincero reconhecimento pelo seu profissionalismo, comprometimento, dedicação, capacidade de trabalho, competência e lealdade.

Aos alunos da turma BRAVO, desejo sucesso na carreira que iniciaram nesta Escola, e lembro que este sucesso será diretamente proporcional à dedicação destinada as suas responsabilidades.  Espero que a Marinha imponha aos senhores desafios cada vez maiores, pois, ao vencê-los, estarão se tornando profissionais ainda mais preparados. Empenhem-se em realizar suas tarefas com esmero e competência, despertando a confiança dos seus superiores e o respeito dos seus pares.  Não se subestimem e tenham determinação em serem melhores nas suas funções a cada dia que passa.  Felicidades a todos vocês.

Não posso deixar de registrar o meu agradecimento aos meus pais pelo empenho na minha formação, e pelos exemplos de força e superação. À minha esposa Rosângela e ao meu filho Gabriel, minha eterna gratidão pelo incentivo e apoio incondicional para que eu pudesse chegar ao final desta singradura.

Finalmente, agradeço a Deus por ter me permitido viver esta experiência magnífica, dando-me  força para tentar corresponder a todas as expectativas que foram geradas. 

Foram dois anos repletos de “Momentos Mágicos” vividos nesta maravilhosa cidade, onde quanto mais se vive mais se deseja permanecer.  A todos os amigos que fiz, certamente os melhores frutos que colhi na minha estada, agradeço a calorosa acolhida. 

Ao Comandante André, a quem tenho a honra de transmitir o cargo, expresso os  mais sinceros votos de sucesso e felicidades, extensivos à sua digníssima família, convencido de que, com a sua competência e motivação, sua jornada será repleta de êxito. Seja muito feliz e que Deus o abençoe.     

Obrigado.



EDUARDO FERREIRA DA SILVA
Capitão-de-Fragata
Comandante



MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 5º DISTRITO NAVAL



RIO GRANDE, RS.
Em 17 de julho de 2009.



ORDEM DE SERVIÇO Nº 01-10/2009



Assunto:   Passagem e Assunção do Cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Agradecimento e Boas-Vindas 

Para conhecimento deste Comando, Organizações Militares subordinadas e devidos fins, torno público o seguinte:

1 – PASSAGEM DE CARGO

Exonerado pela Portaria nº 15/MB, de 15 de janeiro de 2009, do Comandante da Marinha, passa, na presente data, o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de 
Santa Catarina o Capitão-de-Fragata EDUARDO FERREIRA DA SILVA.

2 – ASSUNÇÃO DE CARGO

Nomeado pela Portaria nº 15/MB, de 15 de janeiro de 2009, do Comandante da Marinha, assume, na presente data, o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de 
Santa Catarina o Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA.

3 – AGRADECIMENTO

Após pouco mais de dois anos à frente da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, transmite hoje o cargo de Comandante o Capitão-de-Fragata EDUARDO FERREIRA DA SILVA.
Possuidor de excelente formação militar e grande conhecimento profissional, o Comandante FERREIRA DA SILVA se destacou pelo garbo e competência com os quais manteve a sagrada missão centenária de formar bem os futuros Marinheiros para servir sempre à Marinha do Brasil, tendo como primeiro desafio a condução de maneira indelével das comemorações do sesquicentenário da nossa Escola no ano de 2007.

Dentre as principais realizações no campo escolar, foram dignas de destaque: a modernização do parque tecnológico e dos recursos instrucionais, com a aquisição de novos computadores e equipamentos de multimídia para as salas de aula e de lousa interativa para o auditório, a modificação do currículo, além da reforma da piscina, do auditório, do ginásio e melhorias no conforto dos alunos, com a recuperação do sistema de aquecimento a gás dos chuveiros.


No campo administrativo, houve a renovação das viaturas, a homologação da Área de Pouso Administrativa, a implantação do projeto de captação de energia solar, a reforma dos equipamentos de refrigeração das câmaras frigoríficas, a restauração da Capela e a criação da Sala da Assistência Religiosa, a recuperação estrutural na Divisão de Odontologia, com a substituição de equipamentos antigos e a aquisição de importantes instrumentos de apoio ao Departamento de Saúde.

Já no aspecto social, foram intensificadas as obras de melhoria das moradias nas vilas navais. Houve uma atenção especial à família naval, com o apoio do Núcleo do Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha e da Casa do Marinheiro de Florianópolis.

Todo o empenho do Comandante FERREIRA DA SILVA contribuiu diretamente na melhoria do desempenho da EAMSC no Exame Padronizado para Escolas de Aprendizes-Marinheiros e no retorno à promoção dos Marinheiros por ocasião de suas formaturas, após proposta apresentada na Reunião de Comandantes de Escolas de Aprendizes-Marinheiros. 

É, portanto, com satisfação, que expresso ao CF FERREIRA DA SILVA os meus agradecimentos, augurando-lhe êxito em sua nova comissão no Centro de Análises de Sistemas Navais.

4 – BOAS-VINDAS

Ao Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA, apresento as boas-vindas ao 5º Distrito Naval, na certeza que, em face de seus atributos pessoais e profissionais, terá êxito nas variadas tarefas que lhe são confiadas.




ARTHUR PIRES RAMOS
Vice-Almirante
Comandante




MARINHA DO BRASIL
ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA



FLORIANÓPOLIS, SC.
Em 17 de julho de 2009.



ORDEM DE SERVIÇO N° 144/2009



Assunto: Assunção de Cargo e Palavras Iniciais


Para conhecimento desta OM e devidos fins, torno público o seguinte:


1  - ASSUNÇÃO DE CARGO

Nomeado pela Portaria nº 15/MB, de 15 de janeiro de 2009, do Comandante da Marinha, e em cumprimento à Ordem de Serviço nº 01-10/2009, do Comandante do 5º Distrito Naval, assumo na presente data o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.  

2  -  PALAVRAS INICIAIS

Estamos na era onde o ser humano é reconhecidamente o fator de sucesso fundamental no desempenho de qualquer setor da sociedade, na Marinha do Brasil essa situação não é diferente, dependemos de militares de alta qualidade que sejam capazes de extrair o máximo da tecnologia existente a fim de contribuir para que os nossos meios cumpram as suas missões.


Na região sul do Brasil, cabe a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina a tarefa de preparar esses militares para integrarem as tripulações dos navios da Esquadra e das Forças Distritais, este trabalho vem, incansavelmente, sendo executado por militares e civis que servem e serviram nesta Escola, são homens e mulheres que se dedicam integralmente na preparação desses jovens que anualmente ingressam nas fileiras da Marinha para servir ao Brasil.

Sei bem avaliar a magnitude da minha responsabilidade, cabe-me a tarefa de conduzir com determinação e entusiasmo esta secular instituição para que continue a formar marinheiros de alta qualidade para a nossa Marinha e para a sociedade brasileira.

Aproveito a oportunidade para agradecer a Deus por estar comigo em todos os dias da minha vida, guiando-me, protegendo-me e ajudando-me a ter a sabedoria necessária para enfrentar as adversidades da vida.

Agradeço ao Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra JÚLIO SOARES DE MOURA NETO pela distinguida confiança ao me nomear para tão honroso cargo; ao Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante ARTHUR PIRES RAMOS, pela honra em presidir esta cerimônia, reitero minha lealdade e satisfação por servir sob seu comando novamente.

Agradeço ao meu tio, Vice-Almirante MARCELIO, pelos exemplos de dedicação e retidão ao servir a Marinha que serviram para nortear as minhas atitudes na vida naval, à minha tia MARIA LUCIA, pelo entusiasmo que sempre me passou.

Ao amigo, Capitão-de-Fragata FERREIRA DA SILVA, companheiro desde a época do Colégio Naval, meu especial agradecimento pela maneira cordial e profissional com que me passou o cargo de Comandante e pela fidalguia com que recebeu a mim e aos meus familiares por ocasião da nossa chegada à cidade de Florianópolis. Meus cumprimentos pelo exemplar trabalho realizado à frente desta escola. Desejo-lhe muito sucesso e prosperidade na nova função que exercerá no Centro de Análises de Sistemas Navais

Agradeço aos meus pais e avós pela determinação na minha formação, seus exemplos e ensinamentos serviram para forjar o homem que sou. À minha mãe e irmãs, pela força e superação. Ao meu pai, que onde estiver, tenho a certeza de que está tão radiante de felicidade quanto estou.

Agradeço a presença das ilustres autoridades civis e militares, dos representantes da Sociedade de Amigos da Marinha, dos companheiros da turma Almirante Protógenes Pereira Guimarães, dos amigos e dos meus familiares, saibam que a presença de vocês dá um brilho todo especial a esta cerimônia.

A minha esposa IZABELLA agradeço pelo suporte que tem me dado ao longo na minha vida. Aos meus filhos ISADORA e STÉFANO, expresso meu orgulho pelos excelentes filhos que são!


Finalizando: “Geral de Comando, manobra comigo! Leme a meio, máquinas adiante toda força”. 

Que Deus ilumine os nossos caminhos!

3 - ORDENS EM VIGOR

Permanecem em vigor todas as ordens e diretivas emanadas de meu antecessor.




ANDRÉ DE ARAUJO COSTA
Capitão-de-Fragata
Comandante

Transmissão do Cargo de Comandante da EAMSC



No dia 17 de julho de 2009, sob a presidência do Excelentíssimo Senhor Comandante do 5° Distrito Naval – Vice-Almirante ARTHUR PIRES RAMOS, foi realizada a passagem do cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Comandantes:
- Exonerado: EDUARDO FERREIRA DA SILVA
- Nomeado: ANDRÉ DE ARAUJO COSTA



A cerimônia militar contou com a presença de autoridades civis e militares das esferas federal, estadual e municipal, dentre elas:
- Governador do Estado de Santa Catarina – Sr. LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA;
- Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – Desembargador JOÃO EDUARDO SOUZA VARELLA;
- Diretor-Presidente da Empresa de Gerenciamento de Projetos Navais (EMGEPRON) - Vice-Almirante (RM1) MARCELIO CARMO DE CASTRO PEREIRA;
- Prefeito da cidade de Florianópolis – Sr. DÁRIO ELIAS BERGER;
- Arcebispo da cidade de Florianópolis – Dom MURILO SEBASTIÃO RAMOS KRIEGER;
- Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada - General-de-Brigada MANOEL LUIZ NARVAZ PAFIADACHE;
- Capitão dos Portos de Santa Catarina – Capitão-de-Mar-e-Guerra MARCELO SANTIAGO GARCIA; e
- Comandante da Base Aérea de Florianópolis – Coronel(Av) JEFFERSON ANTONIO KOSCHINSKI.


Convite - 17 de julho de 2009