segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Artigo



Fonte:  Notícias da Marinha (NOMAR) nº 810, de novembro de 2009 - Centro de Comunicação Social da Marinha.
http://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/nomar/atuais/811/811.pdf

Artigo

Governador e vice entregam medalhas de mérito a entidades colaboradoras ao atendimento das vítimas da enchente em 2008




Governador e Vice entregam medalhas de mérito a entidades após um ano das enchentes no Estado - Florianópolis, 23/11/2009 - Foto: James Tavares / SECOM





Florianópolis (23/11/2009) - O governador Luiz Henrique e o vice-governador Leonel Pavan entregaram, nesta segunda-feira (23), a medalha de Mérito Governador Colombo Machado Salles, de Defesa Civil, a entidades que auxiliaram nos trabalhos de atendimento à população catarinense, durante a tragédia das chuvas em novembro de 2008. A solenidade aconteceu no Teatro Pedro Ivo e lembrou um ano da catástrofe. Na mesma ocasião, foi lançado o livro Relatos de Um Desastre – Narrativas Jornalísticas da Tragédia de 2008 em Santa Catarina, organizado pelo órgão estadual em parceria com o centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, da Universidade Federal de Santa Catarina. “Estamos trabalhando com prevenção, para nos tornarmos menos vulneráveis a esses fenômenos climáticos", afirmou Luiz Henrique.

Para o vice-governador Leonel Pavan, após um ano da maior catástrofe climática de Santa Catarina, é fundamental lembrar da solidariedade das pessoas. “Este é um ato de gratidão àqueles que prestaram a sua ação solidária”, disse Pavan. “Nunca vou esquecer do que vi lá, pessoas que vinham buscar ajuda para suas famílias e depois voltavam para ajudar outros necessitados”, lembrou.

O evento foi um agradecimento às instituições que participaram ativamente nos trabalhos de socorro, assistência e emergência aos catarinenses afetados pela tragédia. Receberam as comendas de méritos 16 instituições, tais como Exército, Aeronáutica, Correios, Receita Federal, Companhia Nacional de Abastecimento, Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina e Instituto Voluntários em Ação. “Esta é uma data que marcou todos os brasileiros e queremos lembrá-la com o reconhecimento às entidades que muito nos ajudaram naquele período”, aponta o diretor da Defesa Civil Estadual, Márcio Luiz Alves.

Informações adicionais: Jornalista Júlia Zanatta, telefone (48) 88435444, e-mail: julia@secom.sc.gov.br

Secretaria de Estado de Comunicação


Fonte:  http://webimprensa.sc.gov.br/paginas/index.asp

sábado, 21 de novembro de 2009

Artigo

No dia 19 de novembro de 2009 a jornalista ELIZABETH DERETI e o fotógrafo MARCOS DUTRA - do jornal Notícias do Dia, estiveram na EAMSC.  Participaram da cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira e produrizam a seguinte matéria, veiculada nos dias 21 e 22 de novembro:



 
 

Fonte:  Jornal Notícias do Dia - Edição impressa nº 1156, de 21 e 22 de novembro de 2009 (pág. 4 e 5):  www.ric.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Formatura da Turma II/2009 de MN-RC - Exortação

Uma formatura é sempre um momento especial, pois marca o fim de um processo de ensino-aprendizagem, o qual nos prepara para melhor enfrentarmos o amanhã.

No início, a caminhada parecia árdua e difícil, com o passar do tempo, já adaptados, perceberam que era, apenas, uma fase diferente. De fato, o serviço militar é sem igual. É imprescindível para a manutenção da soberania do nosso Brasil. Não há nação desenvolvida sem uma forte capacidade de defesa. Por isso, jovem Marinheiro-Recruta, tenha a certeza que a sua participação nesta solenidade de Formatura representa a manutenção da força do Estado brasileiro.

Agora, prestado o juramento à Bandeira Nacional, é pertinente parafrasear o lema do Serviço Militar, o qual diz: “SERVIÇO MILITAR, COM VOCÊ O BRASIL É MAIS FORTE”, dizendo: MARINHEIRO-RECRUTA – COM VOCÊ A MARINHA É MAIS FORTE.

Importante destacar que junto com a formação militar foi possível o cumprimento do Programa de assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, mais conhecido como Projeto Soldado-Cidadão, criado de forma inovadora, pelo Governo Federal em 2004, em todo o território nacional. Para isso, esta Escola contratou os serviços do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-SC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Instituições de Ensino que proporcionaram aos jovens Recrutas uma excelente qualificação profissional inicial, a qual possibilitará, após o desligamento da Marinha, novas oportunidades no mercado de trabalho.

Da mesma forma, a dedicação dos monitores e instrutores militares foi de fundamental importância, para que neste curto espaço de tempo fosse possível cumprir o currículo determinado pela Diretoria de Ensino da Marinha.

Desta forma, saúdo a todos aqueles que contribuíram, direta ou indiretamente, na formação da Turma 2/2009, com os quais compartilho o orgulho de ter participado na formação dos nossos novos Reservistas Navais.
Finalmente, congratulo-me com todos os formandos que hoje prestaram o solene juramento ao Pavilhão Nacional, desejando-lhes muitas felicidades e continuado sucesso nesta nova fase de suas vidas.

Jovem Marinheiro! Esteja certo que com você a Marinha é mais forte. Mais forte, com a sua juventude, disciplina, garra e determinação.
A canção do Marinheiro diz: “Dada por finda nossa derrota, temos cumprido nossa missão”. Marinheiros-Recruta da Turma 2/2009, missão cumprida!

Bons ventos e mares tranquilos. “BRAVO ZULU”.


ANDRÉ DE ARAUJO COSTA
Capitão-de-Fragata
Comandante

===================
Extrato da Ordem do Dia no. 2/2009-EAMSC-MB, de 06NOV2009.