quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feira da Esperança 2011


A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, através de voluntários de sua tripulação, participa da 24ª Feira da Esperança, que se realizará no período de 27 de abril a 1º de maio de 2011, no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul).

Tripulantes voluntários


A organização do evento, a cargo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE - Florianópolis), programou diversas atividades entre shows, regionais, cultural, dança, concurso da Garota Esperança, gastronomia, artesanato, lojas, brinquedos e bazar da APAE (com mercadorias apreendidas pela Receita Federal).

CF André (EAMSC) - Maj Paixão (BAFl) - Cel Chã (BAFl)


A Marinha do Brasil será representada no evento pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina que, com seu efetivo de militares voluntários, estará presente num stand para divulgar as formas de ingresso, os projetos sociais realizados pela Marinha, bazar com itens produzidos pelos participantes do programa MAR (Maturidade Ativa na Reserva) e explanações sobre a Amazônia Azul.  A arrecadação do bazar será revertida para as obras sociais da APAE-Florianópolis.

Preparação para foto em trajes marinheiros

A APAE-Florianópolis é uma associação civil, filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins  econômicos, com duração indeterminada, tendo sede e foro no município de Florianópolis, Estado de Santa Catarina.  Tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, direcionadas a melhoria de qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

========
Maiores informações:  www.apaeflorianopolis.org.br/

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa na EAMSC



No dia 20 de abril de 2011 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) realizou junto aos componentes de sua tripulação cristã a celebração ecumênica alusiva à Páscoa.



A cerimônia foi presidida pelo Capelão da EAMSC, o Primeiro-Tenente(CN) Marcioni, que externou aos presentes a importância da época e a necessidade do entrosamento espiritual, onde concitou momentos para a reflexão em busca de um mundo melhor.




O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida). Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria

========
Mais fotos do evento

terça-feira, 19 de abril de 2011

COGESN apresenta-se na FIESC


Às 14 horas do dia 19 de abril de 2011, o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) - Almirante-de-Esquadra (Ref) JOSÉ ALBERTO ACCIOLY FRAGELLI - realizou palestra na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).



O evento, organizado pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) de Florianópolis em parceria com a FIESC trouxe a rara oportunidade de informar à sociedade, autoridades locais e militares sobre o andamento do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, que objetiva a construção de meios navais e estabelecimentos afins para a manutenção da segurança na Amazônia Azul.
 

Na abordagem do AEsq FRAGELLI apresentou-se um histórico do programa e dos trabalhos realizados pela Marinha do Brasil acerca do desenvolvimento de meios navais (submarinos), desenvolvimento do processo de produção de combustível nuclear, a base de submarinos em Itaguaí/RJ, os tratados de cooperação entre o Brasil e a França para a construção de submarinos e transferências de tecnologia e a disponibilização para parcerias junto ao mercado produtivo brasileiro.

Visita do COGESN

O AEsq Fragelli (e) é recepcionado pelo VAlte Fernandes (d)

No dia 19 de abril de 2011 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina recebeu a visita do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), o Excelentíssimo Senhor Almirante-de-Esquadra (Ref) JOSÉ ALBERTO ACCIOLY FRAGELLI, acompanhado pelo Comandante do 5º Distrito Naval, o Excelentíssimo Senhor Vice-Almirante SERGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS.

 

A COGESN foi criada pelo Comando da Marinha como forma de proporcionar uma melhor integração e sinergia entre todas as Organizações da Marinha, com foco no desenvolvimento de um submarino com propulsão nuclear. Essa criação tornou-se necessária, na medida em que, com a nova visão governamental no que tange à área nuclear e, em particular, à Defesa e à Segurança Nacionais, foram criadas condições para que a Marinha pudesse, mediante nova abordagem, levar adiante um empreendimento até aqui mantido no limiar da sobrevivência, à custa de sacrifícios orçamentários da própria Força Naval.


Na ocasião, durante a visitação à Organização Militar, o Comandante do 5º Distrito Naval e o Presidente da COGESN inauguraram o novo prédio de salas de aula destinadas ao Corpo de Alunos.  A construção foi batizada sob o título de "Almirante-de-Esquadra JOSÉ ALBERTO ACCIOLY FRAGELLI", em homenagem à autoridade naval que foi Comandante do 5º Distrito Naval no período de 1996 a 1998.

 

 


Da direita para a esquerda:
CF André - Comandante da EAMSC
CMG(RM1) Cruz - Div. de Ensino
VAlte Fernandes - Comandante do 5º Distrito Naval
Sr. Heraldo do Valle - Presidente da SOAMAR/Fpolis
CMG Lisbôa - Capitão dos Portos de SC
CMG(RM1-FN) Walter - Instrutor
CC Marden - Imediato