sexta-feira, 27 de maio de 2011

EAMSC homenageia Peacekeepers



No dia 27 de maio de 2011 a Tripulação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina foi reunida para prestar as homenagens aos Peacekeepers da Organização das Nações Unidas em cerimônia militar.


Dia Internacional dos Mantenedores da paz (peacekeepers) faz referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir daí, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. O Brasil participa da Missão de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.


O evento transcorreu junto ao cerimonial de içamento da Bandeira Nacional, seguido da leitura da Ordem do Dia do Ministro da Defesa, alusiva à data.  A cerimônia abrilhantou-se ante a presença de alunos da rede pública de ensino, que participaram entusiasmados ao espírito cívico.

Artigo

MUNDO MAIS LIMPO

Estudantes mostram a importância da reciclagem

A Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis, realiza evento para conscientizar os alunos

PEDRO ROCKENBACH


Encontro reuniu cerca de 500 aprendizes no ginásio da escola e teve diversas atividades ligadas à reciclagem



Michael Jackson, o personagem Kiko (amigo do Chaves) e até Silvio Santos deram o recado por um mundo mais limpo, ontem, na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis. O evento misturou música, teatro e muita comédia para conscientizar sobre a importância da reciclagem.
O encontro reuniu cerca de 500 aprendizes no ginásio da escola das 9h às 15h. Uma banda conduziu a atividade ao som de canções com a temática, como Planeta Água, de Guilherme Arantes, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

– Buscamos, por meio da música, também passar a mensagem da importância de produzir menos lixo – destacou o o primeiro-sargento e músico Davi Pereira da Silva.

Para ter uma ideia, em abril, Florianópolis produziu 12,5 mil toneladas de lixo. Apenas 5,5% foram reciclados. A iniciativa da escola de aprendizes começou em 2006 e ocorre anualmente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – no próximo dia 5. Por causa do agendamento de outras atividades da Marinha, este ano o evento foi adiantado. Na manhã de ontem, os aprendizes tiveram contato com produtos fabricados por meio de material reciclável, entre eles pedras de sabão confeccionadas a partir de óleo de cozinha usado pela Marinha.

- Se 60% dos aprendizes que estão aqui colocarem em prática o que estamos falando, já ficaremos satisfeitos. Sabemos como é difícil mudar os hábitos dos adultos – ressaltou a primeiro-tenente Ingrid Santos da Cunha.

Os quatros verbos da forma correta de pensar sobre o lixo foram os destaques do evento. Reciclar, Repensar, Reduzir e Reutilizar já fazem parte da vida de alguns aprendizes.

– No meu dia a dia, já separo o lixo. Agora, vou colocar em prática a reciclagem. Com certeza é uma forma de ajudar o planeta – disse Pedro Ramon de Barros Ramos, 18 anos.
Fonte:
Jornal Diário Catarinense - 27 de maio de 2011 | N° 9182 – Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3325994.xml&template=3898.dwt&edition=17199&section=213>. Acesso em 27Maio2011.

Foto: Guto Kuerten


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia do Desafio na EAMSC


No dia 25 de maio de 2011 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina mobilizou-se pelo "Dia do Desafio", com a participação voluntária de todos os tripulantes da organização militar no evento.

O "Dia do Desafio" é uma celebração mundial que objetiva divulgar e incentivar a prática da atividade física em benefício da saúde e bem-estar. Cidades do mundo inteiro disputam entre si por uma maior mobilização da comunidade.

A tripulação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina participou de atividades desportivas internas pela parte da manhã, e o período da tarde foi reservado a uma corrida coletiva pelas principais ruas do bairro Estreito, localizado na parte continental da capital catarinense.


O que é o Dia do Desafio:

Nessa data, cidades do mesmo porte participam de uma louvável competição. A proposta é que as pessoas interrompam sua rotina, por 15 minutos, naquele dia para fazer alguma atividade física. Ganha a cidade que mobilizar o maior percentual de pessoas em relação ao número de habitantes.

A competição entre as cidades é apenas um estímulo à melhoria da qualidade de vida. No final, vencem a competição os cidadãos que exercitam o corpo, a mente, proporcionando integração social, plantando criatividade, a liderança e o espírito das boas práticas comunitárias.

Não há restrição para algum tipo específico de atividade. Vale qualquer uma, podendo ser as mais austeras ou aquelas mais criativas. O importante, é movimentar o corpo em benefício da saúde.