quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cinzas Vulcânicas - Comunicado Oficial




Por ocasião da incidência de cinzas vulcânicas sobre o estado de Santa Catarina, a Secretaria Estadual de Saúde participa a seguinte nota:





NOTA DE ORIENTAÇÃO




Em 4 de junho de 2011, o Governo do Chile decretou alerta vermelho após detectar intensa atividade sísmica no complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, com a vulcão Puyehue entrando em erupção, liberando na atmosfera enorme quantidade de cinzas e fuligem.

Na época, a nuvem vulcânica expandiu-se em direção à Argentina, chegando a Buenos Aires, e levando ao fechamento de vários aeroportos na região e suspensão de vôos originados no Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru. O aglomerado de partículas neste tipo de fenômeno pode variar enormemente, em decorrência da altura da nuvem, dos ventos e chuvas, fato que torna difícil prever o impacto
na população em longas distâncias.

Nos últimos dias, o vulcão Puyhue novamente expeliu grande quantidade de cinzas. Segundo os órgãos meteorológicos, parte da névoa seca que encobre principalmente o litoral sul de Santa Catarina e a Grande Florianópolis desde 17 de outubro é formada em parte por
estas cinzas vulcânicas.

Com o objetivo de orientar a população quanto à prevenção de danos à saúde causados pela nuvem de partículas vulcânicas, mesmo que transitórios, orienta-se o seguinte:

· Estar atento às informações dos órgãos oficiais e imprensa quanto à concentração das cinzas nas camadas inferiores da atmosfera;

· Pessoas com doença respiratória, como asma, rinite, enfisema e doença pulmonar obstrutiva crônica devem manter seus tratamentos rigorosamente e estarematentos à piora do quadro: “chiado no peito” e dificuldade respiratória (ou piora progressiva) são sinais que indicam necessidade de procurar imediatamente os serviços de saúde;

· Pessoas com doenças cardíacas e pulmonares devem evitar atividades físicas em áreas expostas à névoa, bem como crianças e idosos, que são também vulneráveis;

· Os olhos podem ser irritados pela névoa. Portanto, estar atento para sinais como vermelhidão, coceira e ardência. Apresentando esses sinais, procurar o serviço de saúde para avaliação. Pessoas que usam lente de contato ou que tenham sido submetidos a cirurgias oculares há poucos dias tem risco aumentado de lesão;

· A ingestão adequada de líquidos reduz em parte o risco de adoecer em pessoas expostas à névoa.


DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
UNIDADE DE RESPOSTA RÁPIDA/CIEVS-SC



=====
Fonte:  Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Operação Cisne Branco - Premiação



Entre os meses de julho a outubro de 2011 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina realizou a Operação Cisne Branco 2011.

A Operação Cisne Branco busca despertar, na comunidade escolar, o interesse pelos assuntos ligados ao poder naval, poder marítimo, mar jurisdicional, nossa Amazônia azul e história naval do Brasil, através de um concurso de redação.

Participam da operação os alunos da 6ª a 9ª série e do ensino médio. Ao ensino fundamental o concurso teve como tema: "Navegando na Amazônia Azul: o mar que nos pertence". E para o ensino médio: "A presença constante da Marinha do Brasil até os limites da Amazônia Azul".

Em 2011, ocorreu a participação de alunos do Colégio Adventista de Florianópolis, do Colégio Elisa Andreoli e da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen.

Os alunos, apresentaram suas redações aos professores de Português de suas respectivas escolas que, encaminharam à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.  Uma comissão de professores de Português realizam uma triagem, selecionando as três melhores redações por área de ensino, e por instituição.  Ao final, em a comissão em conjunto com o Comandante, selecionam a melhor redação do ensino fundamental e a melhor do ensino médio.

Em 2011, sagraram-se as vencedoras da Operação Cisne Branco de 2011, pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina:
- Ensino Fundamental:  Beatriz Martinelli Machado, do Colégio Elisa Andreoli (Barreiros / São José / SC); e
- Ensino Médio:  Isadora Angélica da Silva, do Colégio Adventista (Jardim Atlântico / Florianópolis / SC).

As vencedoras, receberam do Comandante - Capitão-de-Fragata FREIRE - um certificado e uma câmera fotográfica digital.

A todos os participantes e instituições colaboradoras, os agradecimentos pela participação na Operação Cisne Branco 2011.

As vencedoras Isadora (esq) e Beatriz (dir)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia do Inativo



Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) prestou, no último dia 10 de outubro, uma homenagem aos militares e servidores civis inativos pela passagem de seu dia.

Com a realização de cerimônia militar, entrega de distintivos, visita ao Forte Santa Bárbara e almoço de confraternização, a EAMSC firmou, nessa data, o compromisso de continuar prestando assistência aos inativos na busca pelo seu bem estar. Este compromisso aparece, também, ao longo do ano, nas diversas ações destinadas a esse público, como é o caso do Projeto MarMaturidade Ativa na Reserva, que objetiva a valorização do idoso enquanto partícipe do seu meio social, a elevação da sua auto-estima, a resignificação da Marinha para o inativo, bem como promove atividades de prevenção a saúde.

A criação desta data evidencia, sobretudo, a consideração que deve ser dispensada aos militares e servidores civis inativos que um dia compuseram a força humana da Marinha. Para a EAMSC essa integração entre o passado e o presente, ou seja, inativos e alunos em processo de formação para a carreira naval , mostrou-se como uma experiência ímpar para o enriquecimento de todos os envolvidos.