sexta-feira, 30 de março de 2012

Turma Mike de 1961



No dia 30 de março de 2012, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina recebeu orgulhosamente os componentes da Turma Mike, do ano de 1961.


52 anos passados, tornaram o dia um momento importante.  Pois houve a participação de duas turmas de aprendizes-marinheiros numa mesma formatura para o Cerimonial à Bandeira:  A turma Mike de 1961, e a turma Echo de 2012.



Durante sua estada na EAMSC, os componentes da turma Mike participaram do cerimônial à Bandeira, descerraram a placa do jubileu da turma, visitaram as instalações administrativas, a capela, o trapiche, o "velho" rancho e salas de aula.


No cerimônial foi lida a mensagem do Sr. Comandante, acerca da visita:

MARINHA DO BRASIL
ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA

FLORIANÓPOLIS, SC.
Em 30 de março de 2012.

MENSAGEM DO COMANDANTE


Prezados componentes da Turma Mike de 1961,

A data de 30 de março de 2012 é de extremada importância à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Nesta data, nesta Escola, dois grandes eventos acontecem: o Cerimonial à Bandeira e o “encontro das águas”.

Por “encontro das águas” entenda-se o fato de, num mesmo local, duas turmas de aprendizes-marinheiros se fazerem presentes: a Turma Mike de 1961 e a Turma Echo de 2012. O passado e o presente juntos, imbuídos do mesmo sentimento culminante: prestar a devida homenagem ao Pavilhão Nacional.

O ano de 1961, classificado pela Organização das Nações Unidas como o “Ano Mundial da Semente”, foi o palco de muitos eventos históricos no Brasil e no mundo. Na política executiva tivemos dois presidentes brasileiros: Jânio Quadros e João Goulart. O cosmonauta Yuri Gagarin tornou-se o primeiro homem a ir ao espaço. O Brasil adotou o sistema de governo parlamentarista. A Marinha incorporou o Contratorpedeiro “Pernambuco” à Esquadra. E nasceu a Turma Mike.

A Turma Mike - hoje representada por seu “pelotão” de ex-alunos - é portadora do áureo jubileu de natividade pelos seus mais de 50 anos de existência, e retorna à Organização Militar que foi a pedra fundamental na vida de seus componentes. A partir da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, os militares que seguiram suas carreiras e aqueles que optaram pela vida civil, tiveram a oportunidade de doar uma parcela de sua juventude em prol dos valores militares, do aprendizado das cousas do mar, do companheirismo da classe e fidelidade à nossa Marinha e à Pátria.

Alunos da Turma Echo, imortalizem este momento. Um raro momento em que o passado visita o presente, para oferta do que lhe é mais valioso: a experiência. Os jovens que aqui passaram, das mais diversas origens, provaram – novamente – sua lealdade ao País, a seus companheiros de caserna e à Armada. Aproveitemos este raro momento para, humilde e orgulhosamente, aprendermos a maior lição: todo o esforço dedicado à Pátria será compensado!

Alunos da Turma Mike, o Comandante, a Tripulação e o Corpo de Alunos da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina apresentam os mais respeitosos cumprimentos pela passagem de seu primeiro jubileu e os agradecimentos pela ilustre presença dos componentes no Cerimonial à Bandeira na presente data. Esta Escola deixa seus portões abertos para as vindouras visitações de nossos valorosos ex-alunos, como forma de reconhecimento aos relevantes e dedicados serviços prestados. Oxalá que esta turma, advinda do Ano Mundial da Semente, continue sua portentosa labuta na preservação das tradições navais, do bom nome da Marinha e zelo pela Pátria.

Turma Mike de 1961, Bravo Zulu!



LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE
Capitão-de-Fragata
Comandante

=========