sexta-feira, 28 de junho de 2013

EAMSC promove a III SIPAT


A EAMSC, diretamente subordinada ao Comando do 5º Distrito Naval, realizou a III Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) nos dias 27 e 28 de junho. Esta quarta edição foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e contou com a presença de militares e servidores civis da EAMSC, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças e acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. 


Foram firmadas parcerias com instituições da cidade de Florianópolis que contribuíram com atendimento de massoterapia, hidratação e higienização da pele, terapias alternativas com florais e yogaterapia. A tripulação da EAMSC pode contar, ainda, com estandes de orientação postural, de auriculoterapia e a exposição de equipamentos de proteção individual (EPI). 


Palestras com o Corpo de Bombeiros e demonstrações da Polícia Militar com seus cães adestrados enriqueceram o evento e contribuíram para o incremento dos conhecimentos de todos os militares de bordo, inclusive do corpo de alunos.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

EAMSC incentiva a conscientização ambiental de sua Tripulação




A EAMSC, como uma Organização Militar voltada para a formação de militares, consciente do processo educacional como um efetivo caminho para as possibilidades de mudanças, promoveu, nos dias 24 e 25 de junho, atividades voltadas para a orientação e conscientização das ações referentes à preservação do meio ambiente e seus recursos, principalmente, daueles não-renováveis. 


A Escola comemora, desde o ano de 2007, o Dia Mundial do Meio Ambiente que foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Neste ano, os alunos apresentaram diversas atividades de conscientização ambiental, entre elas: paródia ambientalista, peça teatral, poemas e simulação de situações envolvendo reciclagem.


Palestrantes de diversos órgãos ambientais foram convidados, intensificando os trabalhos de conscientização e conhecimento. A Diretora da Escola Augusto Altoff, do Município de Santo Amaro da Imperatriz, também coordenadora do projeto Monitor Ambiental, e seus alunos representantes expuseram suas experiências para o Corpo de Alunos da EAMSC.


O despertar para a discussão acerca da temática ambiental, as ações de reduzir, reciclar e reutilizar, e a reformulação de ideias já não se colocam como atividades meramente extracurriculares, mas como extremamente necessárias à continuidade do ambiente em condições de sobrevivência das espécies.

Palestras sobre SISPAG-2

A Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM) apresentou, nos dias 24 e 25 de junho de 2013, na EAMSC, palestras sobre o tema: “SISPAG-2: Projeto de Modernização do Sistema de Pagamento da MB”.




As palestras, ministradas pelo Diretor da PAPEM, Capitão de Mar e Guerra (IM) CLAUDIO DE CARVALHO MATTOS, pela Capitão de Corveta (T) GLÓRIA REGIINA THOMAZ MEDINA e pela Primeiro-Tenente (T) SABRINA DOS PASSOS BARBOSA, contou com a presença de militares e civis (agentes de pagamento e fiéis de pagamento), da área sob jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval, e teve como objetivo divulgar os fatores motivadores e a estratégia da modernização, os benefícios esperados, a metodologia e o cronograma do projeto SISPAG-2.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

EAMSC é destaque na Folha Militar



As Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EEAAMM) são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil, cujo propósito é formar marinheiros para o Corpo de Praças da Armada (CPA). Atualmente existem quatro escolas localizadas nas cidades de Fortaleza/CE, Recife/PE, Vila Velha/ES e Florianópolis/SC. O Curso de Formação de Marinheiros para o Serviço Ativo da Marinha (SAM) é conduzido nas EEAAMM, sob regime de semi-internato, tendo duração de um ano letivo, dividido em dois períodos escolares de 24 semanas: o de Aprendiz-Marinheiro (AM) e o de Grumete (GR), durante os quais são ministradas disciplinas de Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. Também está prevista a realização de duas pequenas viagens de instrução a bordo de navios da Marinha. 

O prêmio Patrão-Mor Aguiar

O aluno que durante o mês destacou-se dos demais em comportamento, atitude militar, apresentação pessoal, rendimento escolar, atividade extra-classe e conduta recebe o prêmio Patrão-Mor Aguiar, oferecidos pelos descendentes do ilustre militar.
José Maria de Aguiar ingressou na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Maranhão em 27 de março de 1901, permanecendo no serviço ativo da Marinha até 1º de janeiro de 1962. Ao longo de sua carreira, com mais de 61 anos de serviço prestado à Marinha, foi agraciado com as Medalhas de Bronze, da Vitória e de Guerra e com uma Estrela de Ouro com Passadeira de Platina. Postumamente, recebeu a Medalha do Mérito Naval. Várias homenagens têm sido prestadas ao ilustre marinheiro, sendo uma delas a colocação do seu nome para designar a Agência Escola Flutuante Patrão-Mor Aguiar da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (a 2ª da mesma categoria). É nome de praças no Rio de Janeiro e em Fortaleza. O Capitão-Tenente Patrão-Mor Aguiar é um exemplo que merece ser conhecido e imitado pelos marinheiros de hoje para que vejam a Marinha como ele via, fidalga e obreira que se solidariza e enrijece o caráter de seus homens e os enobrece. 

Pelotão Marcílio Dias

Para homenagear Marcílio Dias, patrono de todos os marinheiros da Marinha do Brasil, e com o intuito de incentivar o espírito de competição entre os pelotões do Corpo de Alunos, foi criado, nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros, o Pelotão Marcílio Dias, que tem dentre outros, o privilégio de ter sob sua responsabilidade a guarda do busto do Imperial Marinheiro. Para ser do pelotão Marcílio Dias, é necessário atingir a melhor classificação entre todos os pelotões em aproveitamento escolar.
Durante as Cerimônias de Passagem da Guarda do Busto do Imperial Marinheiro, o Comandante da Escola entrega aos componentes do pelotão um barrete de distinção pelo mérito alcançado. 

Grêmio Recreativo Almirante Tamandaré

O Grêmio Recreativo “Almirante Tamandaré” (GRAT), criado em 25 de julho de 1974, tem como propósito proporcionar ao corpo de alunos da EAMSC opções de lazer e recreação.
O GRAT tem como incumbências o salão de recreio e a sala de TV dos alunos. O grêmio é composto de uma diretoria, com um representante aluno de cada pelotão da turma, cada um desempenhando uma das seguintes funções: Presidente, Vice-Presidente, diretor social, diretor cultural, diretor de esportes, secretário, digitadores e desenhistas. 

Comandante

O Capitão-de-Fragata Luís Filipe Rabello Freire assumiu o o Comando da EAMSC em 17 de julho de 2011. Natural do Rio de Janeiro, cursou o Ensino Superior na Escola Naval e é Bacharel em Ciências Navais em Eletrônica, MBA em Gestão Empresarial pela COPPEAD (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval do Rio de Janeiro. É adesguiano.
Possuidor de quatro condecorações brasileiras, seis condecorações da Marinha Americana e o Distintivo Surface Warfare Officer (SWOs), por ser o único Oficial das Forças Armadas Brasileira a participar da Guerra contra o Iraque de 2003 a 2004 – Operation Iraq Freedom.


Folha Militar, Rio de Janeiro, Edição 33, p. 18, mai. 2013.

Marinha abre 66 vagas para Engenheiros


terça-feira, 18 de junho de 2013

EAMSC realiza ações cívico-sociais

Durante as comemorações do 148º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, a EAMSC realizou uma ação cívico-social um pouco diferente daquelas realizadas nos anos anteriores: revitalizou a praça Jacir Bachi, também conhecida como Praça da Bica, localizada no bairro Carvoeira, em Florianópolis.

A praça antes da revitalização.

Os trabalhos de corte de grama, reparo na pintura dos brinquedos e muradas, limpeza dos bancos e da área em geral foram realizados por um grupo de grumetes, orientados pelo Sr. Mestre da EAMSC, Sargento SCHWIRK.

Os grumetes trabalhando sob a supervisão do Sr. Mestre.

A praça após a revitalização.

Pensando na motivação de toda sua tripulação, ainda, durante a semana das Comemorações da Batalha Naval do Riachuelo, a EAMSC organizou um campeonato de futebol envolvendo outras organizações militares: a Capitania dos Portos de Santa Catarina, o Exército Brasileiro e a Polícia Militar de Santa Catarina.

O torneio realizado com as outras instituições militares.

Através dessas ações, o Comando da EAMSC deixa transparecer a preocupação em incentivar o lazer e a prática esportiva, não apenas à sua tripulação, mas à comunidade em geral, garantindo um espaço adequado para tais ações.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

EAMSC comemora o 148º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

No dia 10 de junho de 2013, a EAMSC recebeu importantes autoridades civis e militares para a Cerimônia de comemoração do 148º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha.


A leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e a Mensagem da Presidente da República foram os momentos iniciais do evento, que contou, ainda, com a presença dos familiares dos aprendizes-marinheiros da Turma FOXTROT para prestigiarem a nomeação desses à grumetes, simbolizada com a troca da fita "Aprendiz-Marinheiro" pela fita "Marinha do Brasil", nos respectivos  chapéus.


Durante a cerimônia foram entregues aos convidados folderes explicativos da data de 11 de junho, produzidos pelos próprios alunos, como um trabalho que conjugava as disciplinas de História Naval e Língua Portuguesa.
O içamento dos Sinais de Barroso no mastro do campo de esportes e, logo após, a execução do Toque da Vitória pela banda de música da EAMSC forma ocasiões emocionantes para o público presente.


A promoção de militares, a entrega de medalhas pelos bons serviços prestados e o desfile em continência ao Comandante da EAMSC, que encerrou a cerimônia, foram igualmente importantes para enaltecer, principalmente, perante os grumetes, os símbolos que traduzem o reconhecimento às boas ações, que, por vezes, tornam-se decisivas durante a carreira militar.




quinta-feira, 6 de junho de 2013

Formatura e Juramento à Bandeira da Turma 1/2013 de MN-RC

No dia 5 de junho, a EAMSC realizou as cerimônias militares de Formatura e de Juramento à Bandeira da Turma 1/2013 de Marinheiros-Recruta. A cerimônia contou com a presença ilustre do Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra HILBERT STRAUHS, além de convidados e representantes civis e militares catarinenses.


Durante três meses (Estágio de Instrução e Adaptação - EIA), os 79 jovens oriundos dos Estados do Paraná e Santa Catarina receberam formação militar e profissional, atinentes à prestação do Serviço Militar Inicial e ao Projeto “Soldado Cidadão”.

A formação desses novos militares tem por característica entregar à sociedade jovens devidamente preparados como reservistas da Marinha e com o devido preparo profissional proporcionado pelas parcerias com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).


Agora, após a conclusão dos cursos e do EIA, esses jovens Marinheiros-Recruta estão prontos para melhor servirem à Marinha do Brasil, cumprindo o restante de seu um ano de serviço, para posteriormente, retornar ao seio da sociedade como um cidadão bem formado e com experiência profissional ímpar.