quinta-feira, 2 de junho de 2011

EAMSC forma a turma 1/2011 de MN-RC

 "Na sua eternidade, a Pátria reverenciará sempre aquele que, com o coração e a ação, mostrou aos brasileiros a nobreza do dever militar."  Olavo Bilac - patrono do Serviço Militar




Em cerimônia militar realizada no dia 2 de junho de 2011, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina deu por concluso o curso de formação da Turma 1/2011 de Marinheiros-Recruta.  O curso de formação, a encargo do Núcleo de Formação de Reservistas Navais - coordenado pelo Capitão-Tenente (RM1-TTC) CIPRIANO, proporcionou aos jovens marinheiros-recruta formação militar, profissional e cidadã.

São 74 jovens oriundos dos estados do Paraná e Santa Catarina que juraram ante ao Pavilhão Nacional o seu compromisso de bem servir à sua Pátria nos próximos nove meses.  Em três meses de formação continuada, os Marinheiros-Recrutas receberam instrução e formação para o desempenho de atividades militares, bem como o ensino técnico profissional em unidades do CIEE e SEST/SENAT que fazem parte do Projeto Soldado-Cidadão do Ministério da Defesa.

O Projeto Soldado-Cidadão tem por finalidade fornecer uma qualificação profissional aos militares temporários das Forças Armadas (quando estiverem próximos de seu licenciamento do serviço ativo), permitindo aos que serão licenciados, por término do tempo de Serviço Militar, enfrentarem o mercado de trabalho em melhores condições.

Destaca-se o reconhecimento do Comando do 5º Distrito Naval ao agraciar o Marinheiro-Recruta
THIAGO AUGUSTO NUNES ALVES com o brasão daquela Organização Militar pelo esforço do militar em conquistar o primeiro lugar da Turma 1/2011 de Marinheiros-Recrutas.

A partir de hoje os Marinheiros-Recruta serão desligados da Escola de Aprendizes-Marinheiros para serem apresentados nas diversas organizações militares da Marinha do Brasil distribuídas nos estados do Paraná e Santa Catarina.


- Exortação do Sr. Comandante

O solene juramento de fidelidade à Pátria, aqui externado por todos os militares da Turma 1/2011, traduz o sentimento e a convicção do valor militar adquirido por cada Marinheiro-Recruta.

Esta cerimônia marca o encerramento do Estágio de Instrução e Adaptação, o qual, como pode ser percebido, proporcionou o crescimento e amadurecimento de todos vocês.

Durante o Estágio, os instrutores e educadores das diversas disciplinas constantes do Currículo determinado pela Diretoria de Ensino da Marinha, ministraram princípios da ética militar, preceitos essenciais, úteis em todos os ambientes da sociedade.

Desejo que haja o constante aprimoramento, a fim de que alcancem seus maiores objetivos e sejam protagonistas nesse processo de desenvolvimento e respeito à soberania da Nação brasileira, que prima pela Ordem e pelo Progresso de seu povo.

Importante destacar, neste momento, a relevância do Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade, batizado como Projeto Soldado Cidadão, o qual foi fielmente cumprido em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE-SC), que, por meio do Programa de Iniciação ao Trabalho, ministrou o Curso a Empresa e a Loja – Noções em Vendas, bem como pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), no qual foram realizados os Cursos de Mecânica de Motores a Diesel; Eletricista Instalador Residencial; e Operador de Logística.

Essas Instituições de Ensino proporcionaram aos formandos uma excelente qualificação profissional inicial, fato que contribuirá para a melhor condução do Estágio de Instrução e Serviço, que será realizado nas Organizações Militares para as quais já foram designados. É de salientar que, após o desligamento da Marinha, o ingresso ou o retorno ao mercado de trabalho será conseguido com mais facilidade, tendo em vista os novos conhecimentos adquiridos, tanto na formação militar-naval, quanto no Projeto Soldado Cidadão.

Por tudo isso, expresso o meu reconhecimento pela dedicação do corpo docente desta Escola e das Instituições parceiras mencionadas, bem como o empenho do corpo discente do Núcleo de Formação de Reservistas Navais, que juntos alcançaram a meta estabelecida pela Marinha, qual seja: formar mais uma turma de reservistas navais.

Apresento as minhas congratulações aos familiares, pois certamente proporcionaram condições para que os formandos pudessem abraçar o desafio de serem militares da Marinha.

Finalizo, congratulando-me com todos os Marinheiros-Recruta que hoje prestaram o solene juramento perante à Bandeira Nacional. Desejo continuado sucesso nessa nova fase do Serviço Militar, que hoje se inicia. Despeço-me da Turma 1/2011 desejando que mantenham em suas bagagens as boas recordações vivenciadas a bordo desta centenária Escola, e dos momentos aprazíveis nesta bela cidade Florianópolis.

Bons ventos e mares tranquilos! “BRAVO ZULU”.

ANDRÉ DE ARAUJO COSTA
Capitão-de-Fragata
Comandante