A Operação Cisne Branco busca despertar, na comunidade escolar, o interesse pelos assuntos ligados ao poder naval, poder marítimo, mar jurisdicional, nossa Amazônia azul e história naval do Brasil, através de um concurso de redação.
Participam da operação os alunos da 6ª a 9ª série e do ensino médio. Ao ensino fundamental o concurso teve como tema: "Navegando na Amazônia Azul: o mar que nos pertence". E para o ensino médio: "A presença constante da Marinha do Brasil até os limites da Amazônia Azul".
Em 2011, ocorreu a participação de alunos do Colégio Adventista de Florianópolis, do Colégio Elisa Andreoli e da Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen.
Os alunos, apresentaram suas redações aos professores de Português de suas respectivas escolas que, encaminharam à Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. Uma comissão de professores de Português realizam uma triagem, selecionando as três melhores redações por área de ensino, e por instituição. Ao final, em a comissão em conjunto com o Comandante, selecionam a melhor redação do ensino fundamental e a melhor do ensino médio.
Em 2011, sagraram-se as vencedoras da Operação Cisne Branco de 2011, pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina:
- Ensino Fundamental: Beatriz Martinelli Machado, do Colégio Elisa Andreoli (Barreiros / São José / SC); e
- Ensino Médio: Isadora Angélica da Silva, do Colégio Adventista (Jardim Atlântico / Florianópolis / SC).
As vencedoras, receberam do Comandante - Capitão-de-Fragata FREIRE - um certificado e uma câmera fotográfica digital.
A todos os participantes e instituições colaboradoras, os agradecimentos pela participação na Operação Cisne Branco 2011.
As vencedoras Isadora (esq) e Beatriz (dir)