terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Formatura da Turma ECHO/2012


Juramento à Bandeira Nacional
No dia 4 de dezembro de 2012, às 10h, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina realizou, no campo de esportes, a Cerimônia de Formatura e Juramento à Bandeira da Turma ECHO/2012.
Após um ano de muito estudo, 472 Grumetes (GR) encerraram a primeira etapa de suas carreiras, assumindo o compromisso de servir ao seu País.
Autoridades presentes
A cerimônia militar foi presidida pelo Vice-Almirante PAULO CEZAR DE QUADROS KÜSTER, Comandante do 5º Distrito Naval, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além dos convidados dos formandos.
A formatura da Turma ECHO/2012 laureia mais um ano de bons frutos para a sociedade e à Marinha do Brasil - marinheiros dotados de conhecimentos técnicos para lotarem nossos navios de guerra em defesa da nossa Pátria.
Foram homenageados por seus méritos e esforços os seguintes militares:
a) o GR 12.0180.15 RENAN DA ROCHA MARINS, por ter obtido o primeiro colocado, fez jus aos prêmios abaixo mencionados:
- Prêmio Governador do Estado;
- Prêmio Comando do 5º Distrito Naval;
- Prêmio Diretoria de Ensino da Marinha;
- Prêmio Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina;
- Prêmio Sociedade Amigos da Marinha;
- Prêmio Brigada Silva Paes; e
- Prêmio Patrão-Mor Aguiar.
b) o GR 12.0169.34 WALLACE BEZERRA DE OLIVEIRA, por ter sido classificado em segundo lugar no curso, obteve o Prêmio Marinheiro Max Schramm;
c) o GR 12.0195.34 JEISSON TOMÁS DA SILVA, por ter sido o aluno catarinense melhor classificado em sua turma, fez jus ao Prêmio Prefeitura Municipal de Florianópolis;
d) o GR 12.0192.08 THIAGO MOURA FIGUEIRA, por ter concluído com brilhantismo as disciplinas do Ensino Militar-Naval, obteve o Prêmio Escolas de Aprendizes-Marinheiros; e
e) o GR 11.0341.65 DANIEL BARROSO PEREIRA DEOLINDO, por ter obtido a primeira colocação na disciplina de Marinharia, fez jus ao Prêmio Capitania dos Portos de Santa Catarina.
Premiação ao Primeiro Colocado
Exortação proferida pelo Comandante da EAMSC – Capitão-de-Fragata LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE

Hoje, após um ano de atividades intensas, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) apresenta aos familiares e à sociedade jovens que conquistaram a honra de serem chamados de Marinheiros, que, agora, estão prontos para comporem as tripulações das Organizações Militares para as quais foram designados.
Eram 511 jovens oriundos do meio civil, que se apresentaram, voluntariamente, mediante concurso público, nesta Escola de Aprendizes-Marinheiros para iniciar o ciclo escolar e realizar o sonho de se tornar Marinheiro da Marinha do Brasil.
Encarando uma rotina extremamente corrida, todos foram aos poucos, sem perceber, se transformando. Transformação que ocorreu sob a orientação segura da Tripulação desta Escola, em especial, dos seus monitores, instrutores e professores, e cujo trabalho integrado visava prepará-los para vencer na carreira naval, e serem de fato dignos do uniforme que vestem e dos Marinheiros que os antecederam.
No dia de hoje, esse sonho torna-se realidade, como recompensa da dedicação e da persistência desses 472 Marinheiros que estão orgulhosamente perfilados.
Nesse sentido, a EAMSC enche-se de orgulho ao ser palco da formatura desses jovens Marinheiros da nossa Marinha que escolheram a bela carreira do mar, para bem servir à nossa Pátria.
Saliento que a distinção do comparecimento do Vice-Almirante PAULO CEZAR DE QUADROS KÜSTER dá um brilho todo especial a essa formatura. Destacamos, ainda, a presença de outras autoridades civis e militares nessa cerimônia, que nos enchem de orgulho e satisfação.
Aos formandos, agradeço pela vaidosa participação em todos os eventos envolvendo o nome da Marinha do Brasil. O garbo, o orgulho e o empenho demonstrado pelos senhores, nas oportunidades em que representaram esta Escola e a Marinha, indicavam que estávamos no caminho certo.
Gostaria de registrar meus agradecimentos às instituições civis e militares do Estado de Santa Catarina, que, de alguma forma, contribuíram na formação destes jovens marinheiros; brasileiros que saem desta Escola mais conscientes do seu dever com a nossa Nação.
Não poderia me furtar de manifestar meus agradecimentos ao corpo docente desta Escola pela significativa contribuição para que esse momento pudesse ser alcançado com êxito. A todo o corpo docente, nosso reconhecimento pela nobre tarefa de educar.
Carinhosamente, manifesto gratidão pela presença dos familiares, das namoradas e dos amigos dos nossos Marinheiros que de maneira direta ou indireta são responsáveis pela educação e formação do caráter deles.
Despeço-me da Turma ECHO, desejando que incluam em suas bagagens as boas recordações desta Escola e da bela cidade de Florianópolis, que nos tem acolhido ao longo de 155 anos.
Marinheiros da Turma ECHO, encontrem-se permanentemente motivados, primem pela excelência e sejam líderes. Faço votos que a vibração e o entusiasmo deste momento estejam sempre presentes em seus corações!
Que ventos de sucesso os guiem por mares de realizações!