A EAMSC, como uma Organização Militar voltada para a formação de militares, consciente do processo educacional como um efetivo caminho para as possibilidades de mudanças, promoveu, nos dias 24 e 25 de junho, atividades voltadas para a orientação e conscientização das ações referentes à preservação do meio ambiente e seus recursos, principalmente, daueles não-renováveis.
A Escola comemora, desde o ano de 2007, o Dia Mundial do Meio Ambiente que foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Neste ano, os alunos apresentaram diversas atividades de conscientização ambiental, entre elas: paródia ambientalista, peça teatral, poemas e simulação de situações envolvendo reciclagem.
Palestrantes de diversos órgãos ambientais foram convidados, intensificando os trabalhos de conscientização e conhecimento. A Diretora da Escola Augusto Altoff, do Município de Santo Amaro da Imperatriz, também coordenadora do projeto Monitor Ambiental, e seus alunos representantes expuseram suas experiências para o Corpo de Alunos da EAMSC.
O despertar para a discussão acerca da temática ambiental, as ações de reduzir, reciclar e reutilizar, e a reformulação de ideias já não se colocam como atividades meramente extracurriculares, mas como extremamente necessárias à continuidade do ambiente em condições de sobrevivência das espécies.