sexta-feira, 23 de outubro de 2009

152º Aniversário da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina

MARINHA DO BRASIL

ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA



FLORIANÓPOLIS, SC.
Em 24 de outubro de 2009.


ORDEM DO DIA N° 2/2009


Assunto:  Aniversário da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina


Criada pelo Decreto-Lei nº 2.003, de 24 de outubro de 1857, há 152 anos, a então Companhia de Aprendizes-Marinheiros da Capital, instalou-se a bordo do patacho “Ativa”, em Sambaqui, matriculando, inicialmente, 15 aprendizes-marinheiros.
Hodiernamente, instalada no Estreito, já denominada como Escola de Aprendizes-Marinheiros, forma, anualmente, cerca de 350 Marinheiros, comprometidos em bem servir a sua Pátria.
Atribui-se, tal crescimento, ao esforço contínuo e salutar de todos aqueles que por aqui passaram e contribuíram para formar e lapidar cidadãos, hoje militares que servem em diversas Organizações Militares da Marinha do Brasil.
Neste momento, cumpre ressaltar e reafirmar o profissionalismo e o zelo que toda a tripulação desta Escola vêm demonstrando, visando ao cumprimento de nossa Missão: formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada.
Moldar o caráter, fundamentar conceitos de hierarquia e disciplina, bem como prover instrução e capacitação a níveis adequados às necessidades navais, são atitudes essenciais na formação destes jovens militares.
Para fazer frente às constantes inovações e acontecimentos do mundo moderno, busca-se o investimento na qualificação e aperfeiçoamento dos Oficiais, Praças e Servidores Civis desta OM, para garantir a continuidade do nível de excelência do trabalho que realizam. Merece destaque o entusiasmo e a dedicação despendidos por esta valorosa tripulação.
Aos que aqui se formarão, deixa-se o legado de grandes realizações e que o compromisso assumido, há mais de um século e meio, renove-se num amanhã promissor.
Parabéns Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina!
“Formar bem para servir sempre”.

ANDRÉ DE ARAUJO COSTA
Capitão-de-Fragata
Comandante