terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Formatura da Turma Bravo 2009



No dia 8 de dezembro de 2009, às 10 horas, no ginásio de esportes, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina - orgulhosa - realizou a cerimônia de formatura da turma BRAVO 2009.  Após um ano de muito estudo, 350 Grumetes foram promovidos à graduação de Marinheiro, estando todos prontos para compor os navios de nossa Esquadra.


A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante do 5° Distrito Naval - Vice-Almirante ARTHUR PIRES RAMOS - e contou com a presença do Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada - General-de-Brigada MANOEL LUIZ NARVAZ PAFIADACHE, autoridades civis e militares, e convidados dos formandos.


A formatura da Turma BRAVO 2009 laureia mais um ano de bons frutos para a sociedade e à Marinha do Brasil.  Dos 386 candidatos que ingressaram nesta Escola em 11JAN2009, chegaram ao fim da jornada 350 Marinheiros.  Homens dotados de capacidade técnica e conhecimentos marinheiros para lotarem nossas belonaves em defesa da Amazônia Azul.


À Turma BRAVO 2009, os cumprimentos do Sr. Comandante pelo excelente desempenho no Exame Preparatório das Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EPEAM).  Ter as primeiras colocações ocupadas por alunos desta Escola, demonstra que o empenho de alunos, professores, instrutores e demais tripulantes está no rumo certo.  À Tripulação, que se dedicou com esmero na formação de nossos jovens marinheiros, as merecidas saudações pelo grande feito.


Exortação do Sr. Comandante:

Neste momento especial em que estamos reunidos, alunos, familiares, convidados e tripulação da EAMSC para participar desta cerimônia de formatura, tenho a honra e a satisfação de ver concretizada a nobre missão da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina: “Formar marinheiros para o Corpo de Praças da Armada”.


A certeza do dever cumprido nos eleva e nos enche de orgulho, motivando nossas mentes e corações à apaixonante carreira que abraçamos. Somos profissionais do mar, conscientes da responsabilidade que temos em servir à Marinha e ao Brasil.

Formandos! Vocês são a razão de ser desta querida Escola, que muito se envaidece de tê-los preparados para guarnecer os meios operativos da Marinha do Brasil.

O tempo de Aprendizes-Marinheiros passou rápido: muito estudo, saudades da família e logo chegou o esperado momento da “troca de fita”. Como Grumetes, plenamente adaptados à rotina militar-naval, perceberam que quanto mais estudavam, mais precisavam aprender.

É sabido que a Marinha do Brasil prima pela excelência na formação acadêmica de seu pessoal. Assim, exorto-vos que continuem se dedicando ao saber, pois esta Escola, bem como outros estabelecimentos de ensino da Marinha, são cônscios da grande responsabilidade que nos é confiada: preparar militares que, num futuro próximo, farão parte das tripulações dos novos meios navais e guarnecerão as instalações de alta tecnologia que estão previstas na ativação da Segunda Esquadra, no Programa de Submarinos e no Programa Nuclear.

Neste rumo, a Escola, consoante com as diretrizes da Diretoria de Ensino da Marinha, tem se empenhado em aprimorar a qualificação dos professores e instrutores, modernizar os recursos instrucionais, bem como adequar as instalações existentes e sua organização administrativa para fazer frente aos novos desafios.
Todos esses esforços seriam em vão se não houvesse o compromisso e o entusiasmo demonstrado pelo Corpo de Alunos deste estabelecimento de ensino.

Turma BRAVO! Por tudo que vocês aprenderam aqui, estejam seguros que estão preparados para subir a bordo. É natural, entretanto, que a Marinha ainda tenha muito a ensinar-lhes no decorrer da carreira. Os próximos desafios serão embalados pelo sabor das ondas e dos ventos, os quais lhes proporcionarão a experiência necessária aos Homens do Mar.

Quando pisarem pela primeira vez nos conveses dos navios para os quais foram designados, o façam com confiança, pois todos conquistaram por mérito o direito de pertencerem às suas tripulações.
Congratulo-me com todos os seus familiares, cujos esforços proporcionaram condições para que pudessem abraçar, voluntariamente, o desafio de serem Marinheiros.

Finalmente, despeço-me da Turma BRAVO desejando que incluam em suas bagagens as boas recordações vivenciadas a bordo desta Escola, e dos aprazíveis momentos nesta bela cidade que é Florianópolis, a qual nos tem acolhido muito bem ao longo de mais de um século e meio de existência.

Bons ventos e mares tranqüilos! BRAVO ZULU!

ANDRÉ DE ARAUJO COSTA
Capitão-de-Fragata
Comandante