domingo, 29 de agosto de 2010

Colóquio de Enfermagem na UFSC

 
Apresentação da Banda de Música da EAMSC na abertura do evento

No período de 29 de agosto a 2 de setembro de 2010 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina participou do XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC.

Apresentação com Uniformes Históricos

A enfermagem brasileira se destaca em sua expressiva contribuição para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e representa uma liderança na América Latina em termos de produção de conhecimento articulado às metas e políticas de saúde.



Este evento apresenta uma oportunidade singular de aprofundamento dos compromissos da produção científica em Enfermagem com as políticas para a saúde global, abre as portas para novas parcerias acadêmicas e contribui com a pesquisa em saúde e enfermagem.



  

Interior da esposição do hospital de campanha (esq.) e visita do Vice-Reitor Carlos Alberto Justo da Silva (dir.)


O XII Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería, foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob com o apoio da Associación Latinoamericana de Faculdades e Escuelas de Enfermería / Unión de Universidades de América Latina (ALADEFE/UDUAL) e Organização Panamericana da Saúde (OPAS).


Países participantes: Brasil, Colômbia, Argentina, Chile, Venezuela, México, Bolívia, Peru, Panamá, El Salvador, Uruguai, Costa Rica, Espanha, EUA e Canadá.

 

Durante o Colóquio, a EAMSC criou uma exposição audiovisual em um ambiente interativo sobre a Enfermagem na Marinha do Brasil ao longo dos últimos 60 anos, onde foi enfatizada a contribuição social da Marinha do Brasil quando em atendimento das emergências de caráter coletivo, na realização das ASSHOP (Assistência Hospitalar) e das ACISO (Ação Cívico-Social). O destaque do evento foi a participação da Banda de Música na Sessão Solene de Abertura, onde executaram o Hino Nacional, Fibra de Herói e o Rancho de Amor a Ilha, canção essa, considerada um hino de Florianópolis. Foi realizada também, uma homenagem a Enfermeira Inglesa Florence Nigthingale por ocasião do centenário de sua morte, a mesma atuou na Guerra da Criméia, fato que constituiu um marco da enfermagem moderna, tendo sido executado o toque de silencio por um militar corneteiro.


O Colóquio Panamericano de Investigacíon em Enfermería consolida uma história de convívio acadêmico e científico entre enfermeiros dos diferentes países das Américas, em prol do desenvolvimento da Enfermagem nesse contexto internacional.


Ao longo da exposição contamos com a participação de aproximadamente 800 visitantes, dentre eles, autoridades, congressistas, acadêmicos da UFSC e alunos de escolas próximas ao evento.