sexta-feira, 27 de maio de 2011

Artigo

MUNDO MAIS LIMPO

Estudantes mostram a importância da reciclagem

A Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis, realiza evento para conscientizar os alunos

PEDRO ROCKENBACH


Encontro reuniu cerca de 500 aprendizes no ginásio da escola e teve diversas atividades ligadas à reciclagem



Michael Jackson, o personagem Kiko (amigo do Chaves) e até Silvio Santos deram o recado por um mundo mais limpo, ontem, na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis. O evento misturou música, teatro e muita comédia para conscientizar sobre a importância da reciclagem.
O encontro reuniu cerca de 500 aprendizes no ginásio da escola das 9h às 15h. Uma banda conduziu a atividade ao som de canções com a temática, como Planeta Água, de Guilherme Arantes, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

– Buscamos, por meio da música, também passar a mensagem da importância de produzir menos lixo – destacou o o primeiro-sargento e músico Davi Pereira da Silva.

Para ter uma ideia, em abril, Florianópolis produziu 12,5 mil toneladas de lixo. Apenas 5,5% foram reciclados. A iniciativa da escola de aprendizes começou em 2006 e ocorre anualmente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – no próximo dia 5. Por causa do agendamento de outras atividades da Marinha, este ano o evento foi adiantado. Na manhã de ontem, os aprendizes tiveram contato com produtos fabricados por meio de material reciclável, entre eles pedras de sabão confeccionadas a partir de óleo de cozinha usado pela Marinha.

- Se 60% dos aprendizes que estão aqui colocarem em prática o que estamos falando, já ficaremos satisfeitos. Sabemos como é difícil mudar os hábitos dos adultos – ressaltou a primeiro-tenente Ingrid Santos da Cunha.

Os quatros verbos da forma correta de pensar sobre o lixo foram os destaques do evento. Reciclar, Repensar, Reduzir e Reutilizar já fazem parte da vida de alguns aprendizes.

– No meu dia a dia, já separo o lixo. Agora, vou colocar em prática a reciclagem. Com certeza é uma forma de ajudar o planeta – disse Pedro Ramon de Barros Ramos, 18 anos.
Fonte:
Jornal Diário Catarinense - 27 de maio de 2011 | N° 9182 – Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3325994.xml&template=3898.dwt&edition=17199&section=213>. Acesso em 27Maio2011.

Foto: Guto Kuerten