sexta-feira, 22 de julho de 2011

Passagem de Comando



No dia 22 de julho de 2011 a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina realizou a cerimônia de passagem de comando do titular da Organização Militar.

O Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA passou a titularidade para o Capitão-de-Fragata LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE, oriundo do Comando do 8º Distrito Naval.


A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares locais, sendo presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval - o Exmo. Sr. Vice-Almirante SÉRGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS.

Ordem de Serviço do Comandante do 5º Distrito Naval:


MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 5º DISTRITO NAVAL

RIO GRANDE, RS.
Em 22 de julho de 2011.

ORDEM DE SERVIÇO Nº 01-15/2011 
Assunto:  Passagem e Assunção do Cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, Agradecimento e Boas-Vindas.
              Para conhecimento deste Comando, Organizações Militares subordinadas e devidos fins, torno público o seguinte:
1 - PASSAGEM DE CARGO
     Exonerado pela Portaria nº 50/MB, de 15 de fevereiro de 2011, passa, na presente data, o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, o Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA.
2 - ASSUNÇÃO DE CARGO
     Nomeado pela Portaria nº 50/MB, de 15 de fevereiro de 2011, assume, na presente data, o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, o Capitão-de-Fragata LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE.
3 - AGRADECIMENTO
    Após dois anos exercendo o importante e honroso cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, despede-se hoje deste convívio, o Capitão-de-Fragata ANDRÉ DE ARAUJO COSTA.
    Reconhecido pelo entusiasmo com que desempenha as suas atribuições, competência, conhecimento profissional, objetividade, dinamismo, dedicação inconteste à Marinha do Brasil e por seu destacado espírito de cooperação, o CF ANDRÉ transmitiu aos seus subordinados, notadamente a seus Aprendizes, o espírito marinheiro indispensável àqueles que se iniciam na nobre e empolgante carreira naval.
    Durante o período de sua direção, o CF ANDRÉ logrou o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem e das condições físicas das instalações da Escola, com a finalidade de propiciar as condições necessárias à melhor formação dos nossos futuros Marinheiros.
    Neste contexto, recebeu em 2010 a missão de realizar obras e adaptações indispensáveis ao aumento do efetivo do Corpo de Alunos, de 440 para 515 Aprendizes-Marinheiros. Em decorrência, aumentou o seu quadro de Oficiais oriundos do Serviço Militar Voluntário da área do Magistério, empregando-os como professores do ensino básico. Além disso, são dignas de destaque as seguintes realizações: construção de duas salas de aulas; aquisição de mobiliário e de novos livros e apostilas; reforma dos Alojamentos e do compartimento das máquinas frigoríficas; instalação de novas unidades condensadoras, evaporadoras e painel eletrônico das câmaras frigoríficas; construção da casa de caldeira e instalação da nova caldeira; recuperação do telhado da Enfermaria; ampliação do Ambulatório Naval, Sala de Fisioterapia e Sala de Coleta; reforma dos Consultórios Médicos; substituição do piso da cozinha e aquisição de novos equipamentos; substituição também do piso do Hotel de Trânsito, com recuperação da parte hidráulica e reforma de suíte; e melhoria do conforto de uma maneira geral, representada pela reforma do cyber-café do Grêmio Recreativo Almirante Tamandaré e aquisição de sofás, televisores e aparelhos de ar-condicionados para os Salões de Recreio e Alojamentos. Empenhou-se, também, na aquisição de material permanente para a saúde, como leitos hospitalares, cadeiras odontológicas, material fisioterápico, bem como, aumentou a capacidade de atendimento do Laboratório, mediante a aquisição de aparelho automatizado de bioquímica.
     Portanto, essas são algumas realizações que indicam claramente o sucesso alcançado pelo Comandante ANDRÉ ao longo do período à frente do timão desta Escola.
Por conseguinte, por dever de justiça, transmito ao CF ANDRÉ os meus cumprimentos pelo sucesso alcançado, augurando-lhe êxito em sua próxima comissão, no Estado-Maior da Armada, e votos de felicidades e saúde, extensivos à sua simpática esposa IZABELLA e a seus filhos IZADORA e STEFANO.
4 – BOAS-VINDAS
    Ao Capitão-de-Fragata LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE, externo a minha grande satisfação de tê-lo sob o meu Comando e apresento-lhe as boas-vindas, na certeza de que, em face dos seus atributos profissionais e pessoais, terá pleno êxito na execução das variadas tarefas inerentes ao importante cargo que ora assume. Seja muito feliz!

SERGIO ROBERTO FERNANDES DOS SANTOS
Vice-Almirante
Comandante



Ordem de Serviço do Comandante Nomeado:
MARINHA DO BRASIL
ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE SANTA CATARINA 
FLORIANÓPOLIS, SC.
Em 22 de julho de 2011.

ORDEM DE SERVIÇO Nº 187/2011

Assunto: Assunção de Comando.

Para conhecimento desta Escola e devidos fins, torno público o seguinte:

1 – ASSUNÇÃO DE CARGO
Nomeado pela Portaria nº 50/MB, de 15 de fevereiro de 2011, do Comandante da Marinha, assumo na presente data o cargo de Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

2 – PALAVRAS INICIAIS
É momento de agradecimentos.
Agradeço ao Governador do Estado de Santa Catarina - o Exmo. Sr. RAIMUNDO COLOMBO, agora representado pelo Coronel MARCINEIRO, ao Comandante da Décima-Quarta Brigada de Infantaria Motorizada – o General BRASIL, ao Presidente da Câmara dos Vereadores de Florianópolis - o Sr. JAIME TONELLO, ao Comandante-Geral da Policia Militar de Santa Catarina – Coronel MARCINEIRO e ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - Coronel MASNIK, pela atenção despendida a mim por ocasião de minha apresentação neste Estado. Os senhores podem ter certeza que estarei sempre pronto para atendê-los.
Agradeço às autoridades e personalidades presentes ou representadas, é uma honra tê-los nesta cerimônia.
Agradeço também, a presença dos SOAMARINOS e a calorosa recepção que fizeram, assim que cheguei nesta cidade.
Às Autoridades Navais o agradecimento pela confiança em mim depositada, traduzida pela nomeação para este importante cargo.
Agradeço à minha esposa MIRELE e à minha filha NATÁLIA, aos meus pais, pelo apoio, incentivo e tranquilidade que sempre me proporcionaram em minha vida familiar, cujos reflexos na carreira permitiram-me almejar e, concretizar, hoje, um sonho: o de comandar a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.
À minha Tripulação, prometo muito trabalho, dedicação e entusiasmo no trato dos assuntos pertinentes ao Comando que ora inicio; ofereço uma câmara sempre aberta, onde estarei sempre à disposição, quer para troca de ideias sobre os problemas do “dia-a-dia” da rotina desta OM, quer para apresentar questões particulares.
Dos senhores exigirei, em troca: lealdade, disciplina, alto grau de profissionalização e a cooperação indispensável para manter o alto nível desta Escola, fruto da excelente qualidade da sua tripulação, pois, meus senhores, “uma escola é tão boa quanto os homens que a guarnecem, nunca melhor.
Ao meu antecessor, o Capitão-de-Fragata ANDRÉ, o meu “muito obrigado”, pelo cavalheirismo, amizade, profissionalismo e alegria demonstrados por ocasião da transmissão deste Comando. Foi um privilégio para mim a nossa convivência desde os tempos da Escola Naval. Desejo a você e à sua linda família muito sucesso em Brasília e que você não esqueça que sempre será o Comandante desta Escola. Muito obrigado ANDRÉ. 
Finalmente, Senhores, como dizem os SEALs, tropa de elite da Marinha Americana, quando começam uma nova missão, “O único dia fácil foi ontem”.


LUÍS FILIPE RABELLO FREIRE
Capitão-de-Fragata
Comandante