terça-feira, 31 de março de 2015

A EAMSC - Palavra do Comandante

A EAMSC.
Em face aos diversos conflitos internos e guerras externas, no Período Regencial, a Marinha sente a necessidade de organizar e recrutar seu pessoal. Um Decreto Legislativo, de 1836, cria as Companhias Fixas de Marinheiros, inicialmente no Rio de Janeiro. Jovens de 12 a 16 anos recebiam as primeiras instruções da arte naval. Posteriormente, foram transformadas nas Companhias de Aprendizes-Marinheiros, criadas em diversas províncias brasileiras. A Companhia de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina foi criada pelo Decreto nº 2.003, de 24 de outubro de 1857, juntamente com a de Pernambuco. Hoje tem a denominação de Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC).
 
Sempre fiel às tradições navais, a EAMSC tem buscado ao longo de todo esse tempo um contínuo aprimoramento técnico-pedagógico, permitindo uma atualização constante da capacidade profissional do seu corpo docente, de modo a propiciar uma adequada absorção da sempre presente evolução tecnológica da área de ensino, no intuito de oferecer aos seus alunos um aprendizado de alta qualidade, em consonância com o estado da arte, inserido na na atual tendência mundial de globalização a que estamos continuamente sendo submetidos.
 
A EAMSC forma, em média, 500 jovens Marinheiros por ano, que guarnecem as diversas unidades operativas de nossa Marinha. Muito destes jovens tem as primeiras noções de cidadania e aprendem a respeitar nossa pátria. Essa formação é de grande valia para a vida deles. Muitos galgam cargos de importância na nossa Força, como Oficiais, e até mesmo em outras organizações. No momento, nossa Escola conta com ex-alunos em sua Tripulação, sendo 2 Oficiais. Estes homens têm em seu olhar o orgulho e o agradecimento de estarem servindo onde tudo começou.
 
Ao assumir o Comando em julho de 2013, tive a certeza que seria uma tarefa árdua, principalmente por se tratar de uma escola secular e bastante respeitada no Estado de Santa Catarina. Junto com as responsabilidades veio o orgulho de poder transformar e formar jovens brasileiros em verdadeiros “homens do mar”. Cabe ressaltar que, além da principal missão de formar Marinheiros, a nossa Escola forma Oficias e Praças da Reserva de Segunda Classe, realiza apoio médico a toda a Família Naval do Estado de Santa Catarina, entre outras. Tal gama de tarefas só me enche de orgulho e faz cada dia mais acreditar na nossa Marinha e no nosso belo Brasil.

“Formar bem para servir sempre!”

Turma GOLF em 2014.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Participando de corrida e caminhada cívica em Florianópolis.

Fonte:
SOAMAR Campinas, Campinas, Boletim Informativo 61, pp. 26-29, mar. 2015.