quarta-feira, 17 de junho de 2015

EAMSC comemora os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

Na tarde do dia 10 de junho, foi realizada, nas dependências da EAMSC, a cerimônia alusiva ao 150º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, às margens do Riachuelo, um afluente do Rio Paraná, na Argentina. A Batalha foi desencadeada devido ao interesse do Paraguai em controlar os rios da bacia do Prata, via estratégica de transporte de pessoas e mercadorias para o Atlântico, e foi considerada decisiva para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina).

Içamento dos Sinais de Barroso.
Após o canto do Hino Nacional Brasileiro, foi lida a Ordem do Dia do Comandante da Marinha, seguida pela mensagem da Presidenta da República. No momento mais importante da cerimônia, foram içados os Sinais de Barroso, homenagem ao Almirante que liderou o Brasil numa das Forças Tarefas mais importantes de nossa história.

Entrega de insígnias aos promovidos.

Ainda, durante a cerimônia, foi efetuada a entrega de insígnias aos onze militares promovidos, além de medalhas militares de 10 e 20 anos de bons serviços prestados aos quatro militares agraciados, que servem atualmente nesta Escola.

Momento de entrega das medalhas militares.
Ao final, a tropa desfilou em continência ao Comandante da EAMSC, honrando a bravura demonstrada pelos heróis da Batalha comemorada, exaltando as palavras de Barroso, cumprindo o dever que a Pátria espera de seus militares.