terça-feira, 28 de julho de 2015

EAMSC realiza homenagem a marinheiros mortos em Guerra

Em 21 de julho de 1944, a Corveta Camaquã emborcou em seu 50º comboio entre o Rio de Janeiro e Trinidad, tirando a vida de 33 homens. Esse fato deu início a tradição de lançar flores ao mar, em homenagem aos marinheiros mortos durante a 2ª Guerra Mundial, e nos demais combates, nos quais a MB perdeu seus combatentes. 

Tripulação e corpo de alunos na cerimônia.
Na EAMSC, essa homenagem foi realizada na última terça-feira, 21 de julho, com a presença do V Alte LEONARDO PUNTEL, Comandante do 5º Distrito Naval, e de diversas autoridades civis e militares do Estado de Santa Catarina, além dos membros da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) em Florianópolis. 
 
Lançamento de flores ao mar em homenagem aos catarinenses mortos em combate.
Durante a cerimônia, foram citados os nomes dos 27 catarinenses mortos nas diversas batalhas enfrentadas pela MB, executada a Canção dos Veteranos e realizada a leitura de uma mensagem pelo Capelão da EAMSC. No momento mais emocionante da cerimônia, o Toque de Silêncio foi executado e coroas de flores foram lançadas ao mar pelos grumetes que guarneciam o escaler em frente ao trapiche.