terça-feira, 31 de março de 2015

A EAMSC - Palavra do Comandante

A EAMSC.
Em face aos diversos conflitos internos e guerras externas, no Período Regencial, a Marinha sente a necessidade de organizar e recrutar seu pessoal. Um Decreto Legislativo, de 1836, cria as Companhias Fixas de Marinheiros, inicialmente no Rio de Janeiro. Jovens de 12 a 16 anos recebiam as primeiras instruções da arte naval. Posteriormente, foram transformadas nas Companhias de Aprendizes-Marinheiros, criadas em diversas províncias brasileiras. A Companhia de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina foi criada pelo Decreto nº 2.003, de 24 de outubro de 1857, juntamente com a de Pernambuco. Hoje tem a denominação de Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC).
 
Sempre fiel às tradições navais, a EAMSC tem buscado ao longo de todo esse tempo um contínuo aprimoramento técnico-pedagógico, permitindo uma atualização constante da capacidade profissional do seu corpo docente, de modo a propiciar uma adequada absorção da sempre presente evolução tecnológica da área de ensino, no intuito de oferecer aos seus alunos um aprendizado de alta qualidade, em consonância com o estado da arte, inserido na na atual tendência mundial de globalização a que estamos continuamente sendo submetidos.
 
A EAMSC forma, em média, 500 jovens Marinheiros por ano, que guarnecem as diversas unidades operativas de nossa Marinha. Muito destes jovens tem as primeiras noções de cidadania e aprendem a respeitar nossa pátria. Essa formação é de grande valia para a vida deles. Muitos galgam cargos de importância na nossa Força, como Oficiais, e até mesmo em outras organizações. No momento, nossa Escola conta com ex-alunos em sua Tripulação, sendo 2 Oficiais. Estes homens têm em seu olhar o orgulho e o agradecimento de estarem servindo onde tudo começou.
 
Ao assumir o Comando em julho de 2013, tive a certeza que seria uma tarefa árdua, principalmente por se tratar de uma escola secular e bastante respeitada no Estado de Santa Catarina. Junto com as responsabilidades veio o orgulho de poder transformar e formar jovens brasileiros em verdadeiros “homens do mar”. Cabe ressaltar que, além da principal missão de formar Marinheiros, a nossa Escola forma Oficias e Praças da Reserva de Segunda Classe, realiza apoio médico a toda a Família Naval do Estado de Santa Catarina, entre outras. Tal gama de tarefas só me enche de orgulho e faz cada dia mais acreditar na nossa Marinha e no nosso belo Brasil.

“Formar bem para servir sempre!”

Turma GOLF em 2014.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Paradão do Grupamento Escolar.
Participando de corrida e caminhada cívica em Florianópolis.

Fonte:
SOAMAR Campinas, Campinas, Boletim Informativo 61, pp. 26-29, mar. 2015.

quinta-feira, 12 de março de 2015

EAMSC realiza entrega da Medalha "Mérito Anfíbio"

No dia 11 de março, a EAMSC realizou a entrega da Medalha "Mérito Anfíbio", com passador e barreta de quatro âncoras em bronze, por ter atingido 606 dias de Operações e 6.900 dias de Tropa, ao Capitão de Corveta (T) VILSON SERGIO MONTANHA BOTTARO, Imediato da Escola.

Momento da entrega da medalha.
A Medalha "Mérito Anfíbio" é conferida ao militar da ativa da Marinha, como reconhecimento àquele que, em exercícios e operações, se distinguiu pela exemplar dedicação à sua profissão e invulgar interesse no aprimoramento da sua condição de combatente anfíbio.

EAMSC realiza Bandeirão


No dia 11 de março, a EAMSC realizou a premiação ao Pelotão “Marcílio Dias” e ao Aluno “Patrão Mor-Aguiar”, 8º Pelotão e Aprendiz-Marinheiro ALLAN FERREIRA DA SILVA, respectivamente, por terem se destacado no mês de fevereiro do corrente ano.

Cerimonial à Bandeira.
Entrega de barretas ao Pelotão "Marcílio Dias".
A cerimônia, iniciada com o Cerimonial à Bandeira, contou com a leitura das Ordens do Dia alusivas ao 207° Aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais e ao 245º Aniversário do Corpo de Intendentes da Marinha.

No decorrer do evento, ocorreu a premiação dos Praças que mais se destacaram no segundo semestre de 2014, o Suboficial-AV-RV DANIEL DA SILVA BRITO e o Marinheiro-RM2-TE HERBERTE REZENDE DA SILVA, tendo sido concedido-lhes os Prêmios “SO/SG Líder” e “CB/MN Padrão”, na devida ordem.
 
SO-AV-RV DANIEL e MN-RM2-TE REZENDE (esq. p/ dir.).
Ao final, a EAMSC fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, encerrando a cerimônia com a entrega da Medalha “Mérito Anfíbio” ao Imediato da Escola, Capitão de Corveta (T) VILSON SERGIO MONTANHA BOTTARO.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Coordenador Geral da AGU/SC visita a EAMSC

No dia 5 de março de 2015, a EAMSC recebeu, em suas dependências, a visita do Dr. JORGE ALEXANDRE MOREIRA, Coordenador Geral da Advocacia-Geral da União em Santa Catarina (AGU/SC).

Com o objetivo de visita institucional, o Dr. JORGE ministrou palestra para os Oficiais e Praças da EAMSC, apresentando o fecho de atribuições da AGU, dirimindo dúvidas quanto à atuação consultiva prestada por aquele órgão. 

Dr. JORGE ministrando palestra para Oficiais e Praças da EAMSC.
A AGU tem por objetivo prestar consultoria e assessoramento jurídicos aos órgãos do Poder Executivo, e exercer a representação judicial e extrajudicial da União (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e órgãos públicos que exercem função essencial à justiça).

quinta-feira, 5 de março de 2015

Concurso ao C-FSD-FN 2016

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) torna público que estão abertas as inscrições para o Concurso ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, Turmas I e II de 2016, destinado ao preenchimento de 1.860 vagas. Podem se candidatar brasileiros do sexo masculino que tenham entre 18 e 21 anos (referenciados em 1º de janeiro de 2016) e o ensino fundamental completo. O Edital encontra-se disponível em www.mar.mil.br/cgcfn ou www.mar.mil.br/cpesfn, no link "concursos". As inscrições poderão ser realizadas até o dia 30 de março de 2015 e o pagamento da taxa, no valor de R$ 12,00 (doze reais), até o dia 31 de março de 2015.


Fonte:
Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais.

Corrida da Paz em Florianópolis

No dia 1º de março de 2015, a EAMSC, em conjunto com o 63º Batalhão de Infantaria, realizou a jornada esportiva incentivada pelo Conselho Internacional do Esporte Militar, com a intenção de divulgar a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas, promovendo a integração com a sociedade, por intermédio do esporte, e contribuindo com a paz mundial.


Destacamentos da MB e do EB prestigiando o evento.

Tradicionalmente, a Escola de Aprendizes tem prestigiado o evento conhecido como “Corrida da Paz”, tendo um grande número de participantes. O percurso total, de aproximadamente 3 km, com saída do largo da Beira Mar Continental, passando pela cabeceira da Ponte Hercílio Luz, principal ponto turístico da cidade de Florianópolis, e retornando ao ponto de partida, foi percorrido pelos militares das Organizações Militares envolvidas e por seus familiares, incluindo o corpo de alunos, chegando próximo de oitocentas participações. 


Militares perfazendo o percurso ao longo da Beira Mar Continental.

A motivação, a descontração e a satisfação dos participantes, durante e após a realização da atividade, foram importantes pontos positivos observados.