segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Exposição alusiva ao bicentenário de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré

O ano de 2007 é muito importante para a Marinha do Brasil. Neste ano, comemora-se o bicentenário de nascimento do Almirante Tamandaré – patrono da Marinha do Brasil.


Na intenção de laurear as comemorações do sesquicentenário da EAMSC, o Comandante do 5º
Distrito Naval – Vice-Almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld – determinou o deslocamento da referida exposição da cidade de Rio Grande/RS para a EAMSC. Durante a semana de comemoração do 150º aniversário de criação da EAMSC, a exposição brindou aos visitantes a vida de um dos homens mais dedicados à causa marinheira.


A exposição apresenta, através de painéis, a vida e obra do Almirante Tamandaré que, devocionou toda uma vida em prol de seu país e da Marinha.

O Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, foi indiscutivelmente figura destacada no cenário militar do Brasil durante o Império, principalmente no Segundo Reinado. Ingressou na Marinha de Guerra, no alvorecer da Independência que ajudou a firmar e consolidar.


Honra é a força que nos impele a prestigiar nossa personalidade. É o sentimento avançado do nosso patrimônio moral, um misto de brio e de valor. Ela exige a posse da perfeita compreensão do que é justo, nobre e respeitável, para elevação da nossa dignidade; a bravura para desafrontar perigos de toda ordem, na defesa da verdade, do direito e da justiça.
Joaquim Marques Lisboa – Patrono da Marinha