sábado, 6 de outubro de 2007

Histórico da EAMSC - Press Release

No ano de 2007 comemora-se o sesquicentenário de criação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Nos primórdios da nossa Marinha, as tripulações dos navios de guerra eram compostas, quase que exclusivamente, por marinheiros e oficiais estrangeiros. Em decorrência disso, foram criadas pela Lei nº 148 de 27 de agosto de 1840, as Companhias de Aprendizes Nacionais, embriões das atuais Escolas de Aprendizes-Marinheiros.

Pelo Decreto-lei nº 2003 de 24 de outubro de 1857 surgiu, juntamente com a Escola de Pernambuco, a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, formada por duas Companhias, uma situada na Capital e outra na cidade de Laguna. A Companhia de Aprendizes-Marinheiros da Capital, inicialmente, instalou-se a bordo do patacho "ATIVA", em 5 de janeiro de 1858, ocasião em que foram matriculados os primeiros 15 Aprendizes-Marinheiros.

Desde aquela época, vários locais abrigaram a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), dentre eles, a Fortaleza de Santa'Anna e bem mais tarde a antiga Hospedaria dos Imigrantes em Coqueiros, onde atualmente está instalado o Portal Turístico da cidade de Florianópolis. Ali permaneceu até o seu fechamento, em 1943, quando então foi iniciada a construção das atuais instalações inauguradas em 24 de outubro de 1950.

Sempre fiel às tradições navais, a EAMSC tem buscado ao longo de todo esse tempo um contínuo aprimoramento técnico-pedagógico, permitindo uma atualização constante da capacidade profissional do seu corpo docente. Deste modo, são criadas condições adequadas para a absorção das inovações tecnológicas na área de ensino, no intuito de oferecer aos seus alunos um aprendizado de alta qualidade, em consonância com o estado da arte, inserido na atual tendência mundial de globalização a que estamos continuamente sendo submetidos.

Responsável pela formação militar de futuros marinheiros, a nossa Escola incorpora um acervo de glórias que não pertence exclusivamente à Marinha, mas também ao patrimônio do valoroso povo catarinense, com quem hoje temos a honra e o prazer de nos confraternizar.

É interessante ressaltar que aqui se proporciona ao jovem a orientação da conduta e das bases morais onde se alicerçam a honra, o estímulo à coragem, além dos exemplos cotidianos que forjam o caráter e a personalidade do indivíduo. Aqui aprende-se a respeitar e a obedecer com a mesma dignidade e altivez daqueles que no passado, com bravura e determinação, trilharam o nosso glorioso caminho ao longo da história.

A EAMSC é hoje comandada pelo Capitão-de-Fragata EDUARDO FERREIRA DA SILVA.