sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cerimônia Militar do Sesquicentenário da EAMSC

26 de outubro de 2007. Data a ser lembrada por muitos que passaram pelo portão principal da EAMSC para participar da cerimônia militar alusiva aos 150 Anos. Sabe-se que a data oficial da criação da EAMSC é o dia 24 de outubro. Mas, visando a participação dos ex-alunos – oriundos das mais diversas partes do país, o comando resolveu alterar a data da cerimônia para que os que quisessem, pudessem ter o tempo de se deslocar de sua origem até Florianópolis.
E nada foi diferente do que se imaginou. Há quatro meses, a EAMSC iniciou o processo de ir informando homeopaticamente a intenção de realizar a cerimônia, seja pela internet, telefone, carta, cartazes e imprensa. O Comandante do 5° Distrito Naval e o Capitão dos Portos de Santa Catarina mostraram-se favoráveis a tão importante homenagem à Escola, seus ex-alunos e ex-tripulantes. Com esse grande apoio, a EAMSC pôde definitivamente realizar uma cerimônia à altura de seus ilustres convidados.

Com público aproximado de 1.400 pessoas, a cerimônia teve o seu início marcado para as 10 horas. No palanque das autoridades contou-se com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito da Cidade de Florianópolis – Sr. Dario Elias Berger, que fora recepcionado pelo Vice-Almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld – Comandante do 5° Distrito Naval.

No campo de esportes, estavam formados os alunos da atual Turma Zulu/2007 e os ex-alunos das turmas anteriores. Os ex-alunos foram organizados em pelotões, sendo cada pelotão correspondente à sua turma. Haviam ex-alunos civis e militares (Oficiais e Praças), ex-alunos caracterizados com uniformes atinentes às suas turmas, e ex-alunos da antiga EAMSC sediada em Coqueiros.

Após às honras de recepção às autoridades, os presente cantaram o Hino Nacional, que foi executado pela Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais.
Sequenciou-se as seguintes homenagens:

- ao ex-Comandante mais antigo (em assunção comando) presente – Capitão-de-Mar-e-Guerra(Ref) Francisco José de Oliveira Lima – comandou a EAMSC no período de 1983 a 1985;
- ao ex-Aluno de maior idade – Segundo-Tenente(Ref) João Domingos do Nascimento – aluno de 1931, quando a EAMSC era sediada no bairro Coqueiros – atual portal turístico de Florianópolis; e
- ex-Professor mais antigo desta Escola – Sr. Aderbal Assis Peixoto.


Posicionados à frente do palanque das autoridades as personalidades supracitadas foram homenageadas com entrega de lembrança alusiva a data, entregue pelos Excelentíssimo Senhor Comandante do 5° Distrito Naval, Capitão dos Portos de Santa Catarina e Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.



Em continuidade à cerimônia, o Comandante da EAMSC proferiu as seguintes palavras:
"Inicialmente, agradeço a presença do Excelentíssimo Senhor Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld, bem como as autoridades civis e militares que, com sua presença, abrilhantam esta cerimônia. Em especial, expresso a minha gratidão a todos que vieram à cidade de Florianópolis, muitos de outros estados, para juntos comemorarmos este marco histórico alcançado pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina, a nossa EAMSC.

Foram 150 anos formando jovens motivados e preparados para serem partes atuantes da Marinha do Brasil. E assim a Escola vem, silenciosamente, cumprindo seu papel na construção de uma Marinha ao alcance da capacidade do seu povo. O empenho desta Escola vai muito além do esmero na formação acadêmica dos seus alunos, papel esse, que por si só, já tem exigido cada vez mais dos nossos professores e instrutores. Cabe à EAMSC, também, fortalecer valores morais, princípios éticos e a autoconfiança de seus alunos, entre tantos outros atributos necessários aos aprendizes-marinheiros. Aprendizes esses que aos poucos darão forma à Marinha do futuro, mantendo o mesmo padrão de excelência que buscamos hoje.

A dedicação da Tripulação da Escola na formação de seus marinheiros é tamanha, que as lembranças deste período são carinhosamente guardadas ao longo de toda uma vida. Prova disso está nas diversas demonstrações de apreço e carinho que foram enviadas por todos aqueles que em algum momento passaram pela EAMSC, seja como aluno ou como parte de sua tripulação. O sucesso desta Escola certamente reside na dedicação de todos que compreenderam a importância da sua atividade-fim. Acima de tudo, acreditamos que estamos formando muito mais do que bons marinheiros, estamos também ajudando o país a formar melhores cidadãos.

Finalmente, gostaria partilhar o sucesso desta Escola nestes 150 anos com todas as instituições do Estado de Santa Catarina que nos tem apoiado em nossas atividades e com as quais tivemos oportunidade de firmar parcerias. Agradeço também o apoio do povo catarinense, cuja acolhida tem propiciado condições para o nosso sucesso.

Parabéns Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina."

EDUARDO FERREIRA DA SILVA
Capitão-de-Fragata
Comandante

Encerradas as palavras do Comandante da EAMSC, a Banda de Música da EAMSC - composta pelos alunos da Turma Zulu/2007 - executou a Canção do Marinheiro.

Como encerramento à cerimônia militar, e aos moldes das tradições navais, alunos e ex-alunos - começando pela Turma mais antiga, desfilaram em continência ao Comandante do 5° Distrito Naval, ao som da Banda Sinfônica do CFN que executou o Hino da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Ao término do desfile, todos foram convidados para participarem de coquetel no pátio de manobras e assistirem apresentação da Banda Sinfônica do CFN.